AME simula plano de emergência com resgate de pacientes graves
Simulação de evacuação em caso de incêndio é aplicada periodicamente na unidade
Foto: Divulgação/FPA - Iniciativa visa aumentar a segurança de funcionários, pacientes e demais pessoas
Por Da Reportagem Local | 27 de dezembro, 2023

O aviso chegou às 14 horas. Sem tempo para pensar, é hora de saber para qual lado seguro se dirigir, onde estão as saídas de emergência, a quem é preciso ajudar. Logo após a desagradável surpresa para os pacientes, a informação de que era apenas uma simulação. Mas, e se for real?

A ação realizada pelo AME Catanduva na quinta-feira, 21, buscou capacitar os funcionários para agir em situação de emergência. A simulação de evacuação em caso de incêndio foi direcionada às áreas administrativas e de serviços, como andares superiores, salas de exames e saguão de espera.

Promovido pelo SESMT/Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho da unidade, em conjunto com a Brigada de Incêndio, a operação envolveu colaboradores do serviço de transporte de pacientes e do Hospital Emílio Carlos. Atividades como essa são periódicas.

No simulado foram socorridas vítimas em estado de consciência responsiva apresentando fraturas e os brigadistas tiveram que aplicar as técnicas de remoção, estabilização manual cervical, seguida de fixação de colar cervical, tala e faixa para imobilização no entorno das fraturas.

Conforme o técnico em Segurança no Trabalho, William Fernandez, a iniciativa visa “aumentar a segurança de funcionários, pacientes e demais pessoas que transitam pelo AME e está prevista em legislação que orienta sobre a Proteção contra Incêndios”.

A identificação de rotas de fuga, o diagnóstico relativo ao tempo do início do sinistro até a intervenção e evacuação total do local também são levados em consideração na análise. “Com a energia interrompida, o objetivo principal dessa ação é a evacuação total da planta ou edificação, no sentido de facilitar a chegada e as ações do Corpo de Bombeiros e Samu”, explica.

A Brigada de Incêndio do AME é composta por funcionários voluntários treinados e capacitados para realizar atendimento e auxilio em situações de emergência.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade