AME Catanduva realizou mais de 113 mil atendimentos no ano passado
Consultas aumentaram 1,46% em relação ao exercício anterior; exame mais procurado é a ultrassonografia
Foto: Arquivo/AME - AME Catanduva recebe pacientes dos 19 municípios da microrregião
Por Da Reportagem Local | 06 de fevereiro, 2024

Até 31 de dezembro de 2023, o Ambulatório Médico de Especialidades/AME Catanduva realizou 113.376 atendimentos, entre consultas, exames, cirurgias e procedimentos. Os dados foram enviados pela administração da unidade e vão constar no Relatório de Atividades da Fundação Padre Albino, gestora da unidade.

O número de consultas realizadas teve leve aumento. De janeiro a dezembro de 2023 foram 53.225 consultas médicas e especialidades não médicas (serviços de enfermagem, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia), correspondente a 1,46% a mais que 2022, quando foram realizadas 52.457.

Com relação aos exames realizados foram 56.627 análises entre os 18 tipos realizados pela unidade, sendo a ultrassonografia com maior recorrência, 18% do total.

Oferecendo atendimento com médicos especialistas, exames e cirurgias, o AME Catanduva recebe pacientes dos 19 municípios da microrregião, o que equivale a cerca de 320 mil habitantes. “São serviços de qualidade prestados à população onde priorizamos o bem-estar e segurança dos pacientes que chegam de toda a região”, diz a gerente administrativa da unidade, Karulini Polo.

Referência no atendimento de Oftalmologia, em 2023 foram realizadas 1.116 cirurgias, que corresponde a 31% dos 3.524 procedimentos cirúrgicos feitos na unidade. Karulini diz que o número de cirurgias atesta a qualidade. “Além de excelentes profissionais, o AME Catanduva possui equipamentos de ponta para a realização de cirurgias como a catarata e pterígio – membrana transparente que recobre a parte branca do olho”.

Além da Oftalmologia, o AME oferece especialidades médicas em acupuntura, anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral e vascular, dermatologia, endocrinologia, gastroclínica, ginecologia, mastologia, neurologia adulta e pediátrica, ortopedia, otorrinolaringologia, reumatologia e urologia.

Os atendimentos são referenciados e programados. Para realizar consultas e exames é necessário encaminhamento médico, junto ao clínico geral, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro ou município. O médico fornecerá uma Guia de Referência (encaminhamento) e a própria unidade de saúde marcará a data do atendimento. O AME não realiza agendamentos sem encaminhamento.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade