Em alusão ao movimento Novembro Azul, que conscientiza sobre a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata, o AME Catanduva realizou ação educativa voltada a pacientes, acompanhantes e colaboradores. No dia 8 de novembro, sexta-feira, o médico urologista Gustavo Colombo Cabrini ministrou palestra na recepção da unidade com o tema “Prevenção do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce”.
Cabrini destacou que o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. “Se detectado precocemente temos chance de cura de até 90%”, afirmou o médico, ressaltando a importância dos exames regulares para o diagnóstico precoce da doença. Ele ainda alertou que o rastreamento deve começar aos 45 anos para homens com fatores de risco e aos 50 anos para a população geral.
Durante a palestra, Cabrini explicou que o diagnóstico do câncer de próstata é feito por meio do exame de toque retal, associado ao exame de sangue. Ele frisou a importância de procurar acompanhamento médico regular: “O câncer de próstata não apresenta sintomas até estágios avançados. Por isso, é essencial que os homens conversem com seus médicos sobre a saúde masculina e façam os exames de rotina. Cuidar da saúde é fundamental”.
A ação faz parte do calendário de atividades desenvolvidas pelo GTH - Grupo de Trabalho de Humanização. “Nossa preocupação está em oferecer temas que promovem a conscientização e a prevenção da saúde dos pacientes atendidos e comunidade, incentivando práticas de cuidado preventivo que podem salvar vidas”, reforça o membro do GTH, Willian Fernandes.
Autor