
A Prefeitura de Catanduva realiza neste sábado, 31 de maio, a 16ª edição da mobilização de combate ao Aedes aegypti. Serão atendidos os bairros Cidade Jardim, Zé Povão, João Righini e Jardim Alpino. Conforme a Secretaria de Saúde, além de combater o mosquito da dengue, esse trabalho também tem ajudado a reduzir o número de ocorrências com escorpiões.
Desde o início das mobilizações, foram realizadas 15 ações, com foco em visitas, orientações e recolhimento de materiais que podem se tornar criadouros do mosquito ou abrigo de escorpiões. Mais de 11 toneladas de materiais volumosos — como móveis velhos, colchões e outros itens descartados — foram removidos de casas e terrenos.
“O impacto já pode ser sentido: casos de dengue em queda e as ocorrências com escorpiões caíram de 21 em março para 8 em abril e 8 em maio”, ressalta a Secretaria de Saúde.
Durante a ação, que tem início marcado para as 7h30, as equipes realizam vistorias em imóveis, aplicação de larvicida, orientações educativas e remoção de resíduos acumulados, com apoio da população. O ponto de encontro das equipes será na rua Atibaia, entre as ruas Peruíbe e Cubatão, ao lado da EMEIF Nelson de Macedo Musa.
Além disso, a força-tarefa será multisetorial, com liderança da Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) e atuação da Vigilância Sanitária, secretarias de Obras e Serviços e Meio Ambiente, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e Agentes Comunitários de Saúde.
Autor
