Alunos da Fameca atendem população na Praça da Matriz no sábado
Encontro de Ligas Estudantis de Catanduva – Elec 2022 chega à 22ª edição, depois de dois anos de suspensão devido à pandemia
Foto: COMUNICAÇÃO/FPA - Atendimentos serão realizados no sábado, dia 4, na Praça Monsenhor Albino, das 8h às 14h
Por Da Reportagem Local | 03 de junho, 2022
 

Amanhã, dia 4 de junho, será realizado o Encontro de Ligas Estudantis de Catanduva - Elec 2022, na Praça Monsenhor Albino, das 8h às 14h. O evento tradicional do curso de Medicina da Unifipa/Fameca chega à sua 22ª edição, depois de dois anos suspenso deivdo à pandemia do coronavírus. 

O objetivo do encontro é realizar atendimentos de saúde para a população de Catanduva e região, através das Ligas Acadêmicas e Extensões, como aferição de pressão arterial, glicemia, arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e produtos de higiene pessoal, além de esclarecimentos voltados para áreas mais específicas da medicina, como Oftalmologia, Nefrologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Ginecologia e Obstetrícia, entre outras. 

A Liga de Cirurgia Plástica e a Liga de Dermatologia informarão a população sobre prevenção de queimaduras e cuidados com a pele após acidentes, por meio de folhetos informativos. As Ligas também entregarão mudas de plantas à população abordando a temática 'Saúde planetária'. 

A Liga de Cirurgia de Urgência e Trauma com a Liga de Cirurgia Geral levarão temas, como as lesões traumáticas causadas por acidentes automobilísticos e o tratamento cirúrgico das principais lesões.  

A Liga de Anestesiologia e Dor trabalhará com a automedicação, com entrega de folhetos educacionais e um questionário. A LDOR é a liga voltada para o estudo e a discussão de temas relacionados à dor e anestesiologia e conta com apoio de docentes do curso e de convidados para acesso ao conhecimento teórico e prático dessa área.  

A Liga de Ginecologia e Obstetrícia trabalhará um 'consultório ginecológico', aplicando métodos básicos de exames ginecológicos junto da Liga Acadêmica de Anatomia Geral, que irá mostrar e explicar como são as principais regiões femininas, como mama, órgãos genitais e a região do pudendo feminino.  

A Liga de Nefrologia entregará cartilha abordando a infecção de urina. As Ligas de Oncologia e Clínica Médica irão abordar o câncer colorretal.  

As Ligas Acadêmicas de Cuidados Paliativos e de Saúde, Ciência e Espiritualidades têm como objetivo conscientizar a população acerca dos cuidados paliativos e, principalmente, mostrar que a área não se trata apenas de “cuidados de fim de vida”. A Liga de Oftalmologia trabalhará o projeto 'Saúde Ocular – Acuidade Visual'.  

As Ligas de Pediatria e de Otorrinolaringologia levarão o projeto 'Otite em crianças', com o objetivo de disponibilizar o acesso da população a informações acerca da otite, priorizando a incidência na fase infantil da vida.  

O projeto da Liga de Radiologia e Diagnóstico por Imagem terá como parceira de projeto a Liga de Infectologia, ambas apresentarão o projeto ‘O pós-Covid-19 e suas consequências no corpo humano’.  

O Humanizarte fará parceria com a Liga do Coração e a Liga de Endocrinologia e Diabetologia e levarão a 'Campanha contra o sedentarismo', onde aplicarão dança coletiva guiada pelos alunos promovendo o bem-estar, elevando a autoestima, acelerando o metabolismo, trabalhando a musculatura e exercitando a memória.  

A Liga do Coração (LCOR) irá explicar à população os benefícios das diferentes formas de se movimentar e fazer exercícios e como podem influenciar em melhora das comorbidades, especialmente na pressão arterial.  

Serão realizadas aferições da pressão arterial dos munícipes, com preenchimento de questionário, mediante concordância ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), relatando as variáveis preponderantes na avaliação do risco cardiovascular de um indivíduo.  

A Liga de Endocrinologia e Diabetologia, abordará a tireoide, considerando que o sedentarismo e a diabetes mellitus estão entre os fatores de risco para a alteração da glândula.  

A Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva, a Liga de Nutrologia e a IFMSA Brazil Fameca trarão a campanha 'Manhã da Saúde', com objetivo de promover saúde para a população, orientando e informando sobre hábitos alimentares saudáveis, a importância da realização de atividades físicas e os fatores de risco para a obesidade.  

A Liga de Genética Médica busca a conscientização sobre a importância do teste habitualmente conhecido como teste do pezinho, que é a triagem neonatal sanguínea.  

O projeto da Liga de Medicina de Família e Comunidade terá parceria com o Grupo de Ajuda Comunitária (GAC) e levarão o tema 'Acesso ao SUS', com proposta de promover a capacitação supracitada por meio de dinâmica em formato de jogo, com um tabuleiro em tamanho real, “preciso de ajuda, e agora?”.  

Será jogado um dado, onde cada número corresponderá a um caso; em seguida será apresentado o caso para o cidadão, que por sua vez deverá responder qual serviço de saúde deveria procurar. O GAC convidará o cidadão a ajudar serviços de saúde, através da doação de produtos de higiene, que serão repassados às Unidades Básicas de Saúde.  

A Liga de Neuropsiquiatria e a Liga de Cirurgia Vascular e Angiologia abordarão o Acidente Vascular Cerebral, os sinais de alerta e prevenção, com entrega de folhetos informativos. O Sala Extra, cursinho comunitário da Fameca, doará kits de livros pré-vestibulares.  

No evento, a Liga Acadêmica de Anatomia Geral vai apresentar o sistema genital feminino, buscando explicar sua constituição na teoria e na prática, dando mais enfoque às mamas, ao câncer de mama e vai orientar como é realizado o autoexame por meio de uma cartilha informativa, além de esclarecer um pouco sobre outras doenças associadas ao sistema genital feminino e que acometem muitas mulheres. 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 04 de dezembro de 2024
Catanduva fica sem vacina contra a Covid mais uma vez
Por Da Reportagem Local | 04 de dezembro de 2024
Trabalho de alunos da Fameca é reconhecido em Congresso de Clínica Médica
Por Da Reportagem Local | 04 de dezembro de 2024
Profissionais da FPA e Unifipa são convidados para simpósio regional