A pediatria do Pronto Atendimento do Hospital Unimed São Domingos (HUSD) busca sempre alternativas para se tornar mais acolhedora. E, com isso, as técnicas de Enfermagem, Luana Alves da Silva e Edileuza Andrade da Silva, tiveram a iniciativa de criar personagens com a técnica de balonismo artístico, uma forma criativa de entretenimento para as crianças.
O material utilizado na criação desses personagens é a própria luva de procedimentos hospitalares, que deu vida à “Vaquinha Mu”, ao “Doutor Elefante”, ao “Doutor Coelho”, ao “Menino Caipira” e à “Centopeia”. Com objetivo de acolher, acalmar e distrair as crianças que necessitam de atendimento médico, o balonismo artístico consegue “prender” a atenção das crianças enquanto a equipe de enfermagem realiza os procedimentos necessários.
Além das personagens, as crianças podem colorir o “Livro dos Poderes”, livreto que incentiva a criatividade e imaginação dos pequenos para criarem um super-herói e participarem de uma grande aventura enquanto salvam o mundo.
Ambas iniciativas foram bem recebidas também pelos pais e responsáveis, que por vezes acabam solicitando a “Vaquinha Mu e seus amigos” para tornar o momento mais agradável.
“Os personagens nasceram das várias tentativas de acalmar as crianças e distraí-las enquanto fazemos a punção. Antes, nós usávamos as luvas sem a caracterização e certo dia tivemos a ideia dos personagens. As crianças amaram e nós também”, disse Edileuza.
O Comitê de Humanização, junto às técnicas de enfermagem responsáveis pela iniciativa, entende que o atendimento humanizado e acolhedor faz toda diferença na vida dos pacientes.
Autor