O Abril Marrom é uma campanha de conscientização sobre a prevenção e o combate às diversas formas de cegueira, que teve origem no ano de 2016, quando a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) lançou a iniciativa com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças que afetam os olhos. Entre os problemas oculares que o "Abril Marrom" busca abordar estão o glaucoma, a catarata, a retinopatia diabética, a degeneração macular relacionada à idade, entre outras. Essas condições podem levar à perda parcial ou total da visão se não forem diagnosticadas e tratadas adequadamente.
Durante o mês de abril, a Unimed Catanduva realizou diversas ações de conscientização junto aos seus médicos cooperados com o intuito de educar, informar e sensibilizar a população sobre a importância de cuidar da saúde dos olhos e de realizar consultas regulares ao oftalmologista. A cooperativa tem, hoje, 21 médicos especialistas disponíveis para atender os usuários do plano.
Muitas pessoas não estão cientes dos sinais e sintomas dessas condições e a campanha ajuda a educar o público sobre como reconhecê-los e buscar tratamento. A forma mais adequada de evitar doenças oculares é realizar exames regulares de visão, pois a detecção precoce pode levar a tratamentos mais eficazes e uma melhor qualidade de vida para os pacientes.
“As dúvidas mais frequentes são em relação à catarata e ao diabetes, se essas condições podem realmente levar à cegueira, e sim, infelizmente, se não houver o tratamento oftalmológico preventivo com exames de rotina, essas doenças podem causar cegueira”, alerta o médico oftalmologista André Nasorri, cooperado da Unimed Catanduva.
Autor