Abordando a perda da memória, ‘Voz de Vó’ faz temporada no Sesi
Espetáculo conta a história de uma avó com Alzheimer à procura de suas memórias com a ajuda dos netos
Foto: Priscila Prade - Dupla cria mundos e realidades, buscando ressignificar as falhas e preencher os vazios
Por Da Reportagem Local | 04 de novembro, 2024

Uma avó com Alzheimer procura suas memórias perdidas com a ajuda dos netos, numa viagem repleta de emoção, afeto, humor, amor e descobertas. Essa é a história do espetáculo Voz de Vó, com dramaturgia final e direção de Sara Antunes – com supervisão artística de Vera Holtz – e que faz temporada de 7 a 17 de novembro no Centro Cultural do Sesi Rio Preto, com entrada gratuita, sempre de quinta a domingo.

Já é possível reservar ingresso pelo sistema Meu Sesi, sendo que as sessões dos dias 7, 8 e 14 são exclusivas para grupos de estudantes de escolas públicas.

Abordando a perda da memória e o poder da fabulação, o espetáculo é destinado a crianças e recomendado para todas as idades. “Queremos proporcionar uma experiência dentro do sentir da infância a todo público, experimentar o mundo através da brincadeira, da canção, do jogo lúdico. É neste desenrolar da narrativa oral que queremos fazer viver a ‘Voz de Vó’”, diz Antunes.

Em cena, Clarisse Derzié Luz vive a Vó que, com o apoio de seus netos, entra em uma instigante jornada permeada por jogos lúdicos e música para recuperar suas lembranças. “Ela se perdeu, quer sair de casa, fugir e encontrar sua casa fictícia, porque já não reconhece onde está e nem se reconhece por conta do Alzheimer”, conta a diretora.

A trama é conduzida pelos netos Bento e Tito, interpretados na versão adulta por Demian Pinto e Gui Calzavara, que assinam a direção musical e executam a trilha ao vivo, composta por fragmentos sonoros unidos em um mosaico de lembranças. “Dizem que a música é a única coisa que a gente nunca esquece”, afirma Demian. Enquanto crianças, os netos são vividos por Antônio de Oliveira (Tito) e Benjamim de Oliveira (Bento).

A dupla cria mundos e realidades para as ausências da avó, buscando ressignificar as falhas e dar sentidos e preenchimentos aos vazios a partir da fantasia. Em um tempo que foge do cronológico, a narrativa flui por meio de uma colagem de memórias e experiências.

A direção de arte, assinada por Analu Prestes, costura esses fragmentos com uma linha que aborda o tempo e transforma a memória numa grande colcha de retalhos recheada de natureza, risos, brincadeiras e imaginação. “Contar uma história sobre memórias, infância e uma avó que amava os pássaros e a música, nos remete às nossas lembranças mais profundas”, reflete Prestes.

Idealizadora do espetáculo, Antunes revela que a história foi inspirada em sua própria avó. “Ela queria ser atriz. Chegou a fazer teatro, mas depois teve filhos e nunca mais voltou a atuar. Quando o Alzheimer começou, ela muitas vezes dizia que precisava ir para o ensaio. Então, eu quis colocá-la no palco.” Projeções da idosa, de frases, bordados e desenhos acentuam o tom poético da montagem.

O espetáculo já atraiu centenas de pessoas de idades diversas nas temporadas em São Paulo, Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto. “Desde a criança de 5 anos até a avó, todos se emocionam em algum ponto”, completa a artista.

Na primeira semana da temporada de Voz de Vó no Sesi Rio Preto, quinta-feira a sessão acontece às 13h; sexta, às 9h; sábado e domingo, às 15h. Já na segunda semana, as apresentações são nos seguintes horários: quinta, às 14h, e, de sexta a domingo, às 15h.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 04 de dezembro de 2024
Festival da Cultura Nordestina traz o calor do Nordeste para Catanduva
Por Guilherme Gandini | 04 de dezembro de 2024
Sesc tem samba de roda e festival de ginástica nesta quinta e sexta
Por Da Reportagem Local | 03 de dezembro de 2024
Rio Preto recebe mostra itinerária ‘Ar: Acervo Rotativo’ em março