A Secretaria de Saúde de Catanduva continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação até o dia 9 de setembro. O objetivo é vacinar crianças menores de 5 anos contra a poliomielite, também chamada de paralisia infantil, e atualizar a caderneta vacinal dos menores de 15 anos contra diversas doenças.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a 10 dias do término da campanha, a cidade está com 42% de cobertura vacinal contra a pólio. A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo.
O Brasil recebeu o certificado de eliminação de poliomielite em 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose adicional da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP).
Já a multivacinação tem o objetivo de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Estão disponíveis vacinas contra meningite, hepatite, difteria, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, entre outras.
A campanha está acontecendo desde 8 de agosto nas 23 unidades de saúde dos bairros, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para o atendimento, o responsável deve apresentar a carteira de vacinação e não há necessidade de intervalo após a imunização contra a Covid-19.
“Os vírus ainda circulam. Precisamos manter o país livre de doenças que são prevenidas com vacinas. Alertamos para que os responsáveis levem as crianças e os adolescentes para as doses necessárias”, alerta Natalia Lourenço, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.
Autor