71% dos hospitais têm aumento de internações por covid e dengue
Levantamento revela crescimento dos casos suspeitos das duas doenças nas unidades de saúde após o Carnaval
Foto: Reprodução - 60% dos hospitais de SP registram aumento de até 5% nas internações por covid
Por Da Reportagem Local | 13 de março, 2024

Pesquisa inédita do SindHosp - Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, com 92 hospitais privados no estado de São Paulo, aponta crescimento de internações por covid e dengue, após o Carnaval. O levantamento realizado de 29 de fevereiro a 10 de março indica que 82% das unidades tiveram aumento das suspeitas das doenças nos últimos 15 dias.

A nova pesquisa foi feita exatamente 30 dias após a consulta anterior, realizada no período de 29 de janeiro a 7 de fevereiro, e que apontava apenas aumento da dengue.

Segundo o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp e da Fehoesp - Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, a pesquisa revela curva ascendente para casos suspeitos ou confirmados. "Provavelmente, o resultado pode ter influência do período de carnaval, que permitiu grandes aglomerações e as altas temperaturas do verão que facilitam a propagação do mosquito da dengue em água parada", avalia.

Na comparação entre as pesquisas, não houve quase alteração no registro do aumento de casos de suspeita de dengue: na atual, 30% dos hospitais indicam aumento de 31% a 50% nos casos de dengue, enquanto na pesquisa anterior eram 27% que informavam esse nível de aumento.

O quadro se altera quando se pergunta sobre casos suspeitos de covid nos serviços de urgência: 32% dos hospitais registram aumento desses casos no patamar de 6% a 10%, enquanto 25% informam aumento de 11% a 20%. Na pesquisa feita há 30 dias, 34% relatavam aumento de 6% a 10% de casos suspeitos de covid e 2% dos serviços de saúde relatavam alta de 11% a 20%.

Também houve aumento de internações por covid e dengue em 71% dos hospitais paulistas. Na pesquisa anterior, 80% dos hospitais registravam aumento de internações apenas por dengue.

Perguntados sobre internações em leitos clínicos, 60% dos hospitais registram aumento de até 5% nas internações por covid e 26% relatam aumento de 6% a 10%. Já a pesquisa anterior registrava que 100% dos hospitais tinham até 5% de aumento nesse tipo de internação.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade