Veterinária orienta como prevenir doenças em pets durante o inverno
Veterinária orienta como prevenir doenças em pets durante o inverno
Foto: ARQUIVO PESSOAL - Mariana Bassi fala sobre a importância do cuidado com os pets no inverno
Por Myllayne Lima | 16 de maio, 2022
 

Com a chegada de uma nova frente fria em Catanduva nesta semana, os cuidados com agasalhos e doenças típicas nessa época também devem incluir os animais domésticos. Em entrevista ao Jornal O Regional, a veterinária Mariana Bassi fala sobre a importância do cuidado com os pets.  

“O frio pode desencadear principalmente doenças do trato respiratório, como gripe canina e pneumonia ou alergias devido ao tempo seco”, destaca. 

Mariana frisa que a atenção deve ser ainda maior para animais que ficam em ambientes externos. “Animais que vivem em ambientes externos como quintal, devem ter um abrigo que os proteja da corrente de vento e chuva, uma coberta ou cama para mantê-los aquecidos ou uma roupa. Animais que vivem dentro de casa podem fazer uso de roupas ou cama para mantê-los mais aquecidos. Animais que usam roupas deves ser escovados diariamente, para evitar formação de nó na pelagem e um futuro problema dermatológico.” 

A médica veterinária também pontua os cuidados necessários com animais filhotes e idosos. “Filhotes e idosos necessitam de cuidados mais intensivos, pois o sistema de termo regulação deles não funciona da maneira correta, então eles podem perder temperatura muito fácil, eles devem ficar no interior da casa, para se protegerem do frio.” 

Ela explica que o banho deve ser em horários mais quentes. “O banho deve ser feito com água morna e em horário de pico de calor a partir das 10 até as 14 horas, a secagem deve ser rigorosamente correta para evitar que o animal fique úmido e com isso venha adoecer.” 

A vacina para gripe em animais também pode ser uma aliada na prevenção de doenças. “Hoje em dia temos a vacinação contra a gripe canina, quem vem obtendo resultados incríveis, principalmente em cães filhotes e idosos, é uma proteção a mais para eles.” 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Mais de 70 pessoas por dia passam pelo Postão por suspeita de dengue e covid
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Abril Marrom: Unimed Catanduva reforça abordagens sobre saúde ocular