
Representantes dos municípios que integram o Grupo de Vigilância Epidemiológica - GVE 29 participaram de reunião técnica na manhã desta quinta-feira, 12, em São José do Rio Preto, para discutir o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), os baixos índices de vacinação e as medidas necessárias para conter a evolução de surtos na região.
O GVE é uma estrutura da Secretaria de Estado da Saúde responsável por acompanhar e controlar a saúde pública em cada região. O GVE 29 está vinculado ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de São José do Rio Preto e abrange quase 70 municípios, incluindo Catanduva.
Durante o encontro, foram reforçadas orientações técnicas sobre as notificações de síndrome gripal, a importância da investigação rápida de surtos e o incentivo à vacinação como principal forma de prevenção.
O alerta é claro: devido à baixa cobertura vacinal, tem aumentado o número de casos com evolução grave, inclusive com óbitos. A vacina não impede totalmente a infecção, mas é essencial para amenizar os sintomas e evitar o agravamento da doença.
Em Catanduva, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os casos graves com internação aumentaram 150% entre janeiro e maio, passando de 28 para 70. Na semana passada, o órgão já havia emitido alerta à população, indicando que, só nos cinco primeiros meses a cidade registrou 233 internações por SRAG e 11 óbitos em decorrência de complicações respiratórias.
As internações envolvem diferentes agentes virais, como Covid-19, Influenza A (H1N1 e H3N2), Influenza B e outros vírus respiratórios.
26 MIL PESSOAS VACINADAS
Diante da baixa adesão dos grupos prioritários, a campanha de vacinação contra a gripe foi ampliada e agora está aberta para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. Até o momento, 26.165 pessoas foram vacinadas em Catanduva. Entre os idosos, 10.692 estão protegidos, o que representa 45% de um total estimado de 23.988 pessoas. No grupo dos trabalhadores da saúde, são 3.246 vacinados, 43% do total de 7.598. Além disso, 2.515 crianças de 6 meses a menores de 6 anos foram vacinadas, equivalente a 36% das 6.967 previstas. Por fim, 314 gestantes foram imunizadas, 36% das 865 existentes na cidade.
VACINAÇÃO ITINERANTE NESTE SÁBADO
Para facilitar o acesso da população à vacina, a Secretaria Municipal de Saúde adotou, desde abril, a estratégia da vacinação itinerante, com plantões em diferentes pontos da cidade. Ao todo, já foram realizados sete plantões aos sábados, com 1.573 doses aplicadas.
A próxima ação será neste sábado, 14 de junho, no Max Atacadista, localizado na av. São Domingos, 1.491 – Vila Guzzo. A equipe de enfermagem estará no local das 8h30 às 13h. A vacinação também segue disponível de segunda a sexta-feira em todas as unidades de saúde, exceto nas unidades Theodoro Rosa Filho e Flamingo, que estão em reforma.
Autor
