UTI do Hospital Emílio Carlos reduz infecção a zero e recebe visita técnica do HCor
Projeto 'Saúde em Nossas Mãos’ visa à melhoria no atendimento e diminuição de infecções relacionadas ao uso de dispositivos
Foto: COMUNICAÇÃO/FPA - UTI Adulta do HEC atingiu todas as metas e apresentou bons resultados
Por Da Reportagem Local | 06 de maio, 2022
 

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Emílio Carlos (HEC) recebeu a visita técnica do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo, nesta quinta-feira, 5 de maio. A visita acontece para monitorar os resultados do projeto 'Saúde em Nossas Mãos - Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil', integrante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).  

O programa visa a melhoria no atendimento e a diminuição das infecções hospitalares relacionadas ao uso de dispositivos, como cateter venoso central, cateter vesical de demora e tubo orotraqueal para ventilação mecânica (PAV, IPCSL e ITU-AC).  

A UTI Adulta do HEC atingiu todas as metas e apresentou bons resultados relacionados a diminuição de quadros infecciosos, reduzindo de 2,37 a zero o número de infecções de trato urinário. Entre as melhorias implantadas estão a padronização da rotina do frasco graduado para desprezar a diurese, posicionamento da bolsa coletora, fixação da sonda vesical, higienização do meato uretral, entre outras.  

Participaram da visita o diretor médico da Fundação Padre Albino e patrocinador do projeto, Luís Fernando Colla, o médico coordenador da UTI Adulta e arquiteto do projeto, Jorge Luís Valiatti, o enfermeiro coordenador da UTI Adulta, Ademilson Ronzani, a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e analista do projeto, Rosana Marcelino Braz, e a coordenadora de Segurança do Paciente e organizadora do projeto, Luana Zamboni de Souza.   

Na equipe técnica do HCor, a especialista de projetos, Maria Nilza Lopes, e a coordenadora do projeto Proadi, Cristiane Martins Prandini.  

ENTENDA O PROGRAMA  

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as infecções hospitalares afetam 14 a cada 100 pacientes. Devido a este contexto o programa tem como objetivo melhorar a segurança dos pacientes em 204 UTIs das cinco regiões do Brasil.  

Os cinco hospitais Proadi-SUS do Brasil são Hospital Moinhos de Vento (RS), Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio Libanês, os quatro últimos de São Paulo. Eles trabalham de forma colaborativa para a execução do projeto, utilizando métodos de melhoria contínua com o apoio técnico do Institute for Healthcare Improvement (IHI).  

As UTIs são acompanhadas por profissionais dos Hospitais Proadi-SUS e pelo Ministério da Saúde, sendo ambos responsáveis pela condução das sessões virtuais de treinamento, assim como pelo suporte e visitas.  

 As ações necessárias para alcançar os resultados esperados também incluem o monitoramento de indicadores e dos testes de mudança, além de estratégias de desenvolvimento de equipes colaborativas, de envolvimento de pacientes e familiares nos processos, e desenvolvimento de lideranças para implantação de segurança do paciente nas instituições. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Univacin recebe vacinas contra o vírus Influenza
Por Da Reportagem Local | 27 de março de 2024
Gripe, resfriado, pneumonia, Covid, virose: como identificar as doenças no outono?
Por Da Reportagem Local | 26 de março de 2024
Saúde abre unidade de atendimento a pacientes com dengue e covid