Profissionais dos hospitais da Fundação Padre Albino participaram da exposição dos resultados do projeto “Saúde em nossas mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em larga escala no Brasil”, parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional - Proadi-SUS, do Ministério da Saúde. O evento foi organizado pela equipe responsável da UTI do Hospital Emilio Carlos, setor selecionado para o programa, que teve a participação de 187 unidades do país.
Sob a supervisão do HCor, instituição hub que acompanha todas as etapas da avaliação, os profissionais envolvidos na Unidade de Terapia Intensiva trabalharam a implementação de pacotes de medidas (bundles) para prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) envolvendo infecções primárias da corrente sanguínea associada a Cateter Venoso Central (IPCSL) e Infecção do Trato Urinário Associada a Cateter Vesical (ITU-AC).
As ações visam garantir a segurança do paciente e a qualidade no cuidado e, em todas elas, os números superaram as metas mínimas exigidas pelo programa.
“Esse resultado é de extrema importância para nossos pacientes; isso é fruto do trabalho da nossa equipe multidisciplinar com apoio dos especialistas do HCor e da alta liderança da Fundação Padre Albino”, disse o enfermeiro Ademilson Ronzani, líder do projeto.
O destaque é a redução em 86% de infecção primária de corrente sanguínea, enquanto que dentre todas as unidades participantes a média geral chegou em 40% na redução.
“Vemos, com muito orgulho, os resultados esperados da equipe do hospital sendo alcançados e indo além das expectativas. É nítida a evolução dos quesitos que o programa impõe a cada acompanhamento”, relatou a médica do HCor, Andrea Gushken, em sua visita na unidade.
CONQUISTAS
Através do trabalho da equipe multidisciplinar, a UTI do HEC obteve aumento de 100% na adesão e inserção de IPCSL, 96% de adesão na manutenção e 92% de adesão à higiene das mãos. “Isso gerou aumento no engajamento e integração, não somente na UTI, mas em outros setores motivados pelos resultados, além do reconhecimento da população na melhoria da nossa assistência”, ressalta Ronzani.
O projeto Saúde em Nossas é conduzido de maneira colaborativa entre seis hospitais hubs – Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Beneficência Portuguesa de São Paulo; HCor; Hospital Israelita Albert Einstein; Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês, com apoio técnico do Institute for Healthcare Improvement (IHI). Os acompanhamentos vão até o fim deste ano.
Fazem parte da equipe do HEC o diretor médico Luís Fernando Colla (patrocinador do projeto), o enfermeiro coordenador da UTI Adulta, Ademilson Ronzani (líder), a enfermeira do Serviço de Controle e Infecção Hospitalar, Rosana Braz (analista), e a enfermeira de Segurança do Paciente, Raquel Bueno (organizadora).
Autor