Uso de máscaras é contraditório na Educação Infantil, diz pedagoga
Silvania Godoy, pedagoga e diretora, destaca que o uso ou abolição é tema complexo
Foto: DIVULGAÇÃO - Uso do acessório tornou-se opcional desde 17 de março em salas de aula
Por Myllayne Lima | 24 de março, 2022

O uso de máscara de proteção deixou de ser obrigatório em ambientes abertos e fechados. A medida entrou em vigor no dia 17 de março e tornou o uso do acessório opcional em salas de aula.

“Nas unidades escolares da Rede Municipal de Educação a nova regra é válida – não é mais obrigatório o uso de máscaras; quem preferir, pode manter o uso de máscaras”, divulgou a Secretaria Municipal de Educação.

A Diretoria de Ensino de Catanduva comunicou que a Rede Estadual também seguirá o decreto nº 8.242, retirando a obrigatoriedade do acessório.

Em entrevista ao Jornal O Regional, Silvania Godoy, pedagoga e diretora de uma escola particular, destaca que o uso ou abolição da máscara é um tema complexo.

“Na minha opinião o uso ou não de máscaras é muito contraditório na Educação Infantil. É algo que precisa ser muito bem pensado, uma vez que as crianças menores sentem muita dificuldade para usá-las.”

Silvania relata falta de ar em algumas crianças, mesmo sem o acessório. “Vejo que crianças a partir de quatro anos têm uma adaptação maior e melhor ao uso de máscaras, porém nas aulas extras como educação física, ballet e futebol as crianças fazem essas atividades sem as máscaras, uma vez que algumas chegam até a passarem mal.”

Ela frisa que o uso da máscara de proteção tornou-se uma decisão dos pais e funcionários. “Deixamos os pais de nossos alunos e professores a vontade para decidirem o que acharem melhor para seus filhos e para si também.”

A pedagoga pontua que as outras medidas sanitárias continuam sendo exigidas. “Embora o uso obrigatório tenha sido suspenso, cabe lembrar que o vírus ainda está em circulação. Desta forma, nós ainda continuaremos com todos os demais cuidados no combate à disseminação como uso de álcool em gel; tapete santificante e higienização das mãos e mochilas na entrada.”

Silvania orienta aos pais o isolamento em caso de sintomas gripais. “Deixamos claro aos pais que crianças que apresentarem alguns sintomas gripais que fiquem em casa até se sentirem melhor.”

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Univacin recebe vacinas contra o vírus Influenza
Por Da Reportagem Local | 27 de março de 2024
Gripe, resfriado, pneumonia, Covid, virose: como identificar as doenças no outono?
Por Da Reportagem Local | 26 de março de 2024
Saúde abre unidade de atendimento a pacientes com dengue e covid