
O prefeito de Urupês, Dr. Beto Cacciari, anunciou o uso de drones para auxiliar no combate à dengue no município. A tecnologia será empregada na pulverização de larvicidas em locais de difícil acesso, como calhas e telhados, nas proximidades de residências de pacientes positivados para a doença. A medida entrará em vigor ainda nesta semana.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da administração municipal para conter o avanço da dengue. Desde terça-feira, 7, a cidade iniciou a nebulização veicular, conhecida como fumacê, para eliminar mosquitos adultos em diversos bairros.
Paralelamente, o pronto-socorro municipal foi reforçado. Desde 1º de janeiro, o local passou a oferecer exames clínicos 24 horas por dia, com a aquisição de equipamentos modernos que realizam análises de sangue e urina com resultados em menos de um minuto. A contratação de novos médicos também foi implementada para atender à demanda.
Além disso, no sábado, 11, Urupês promoverá campanha de doação de sangue para reforçar os estoques regionais. Durante surtos de dengue, a necessidade de transfusões aumenta, especialmente em casos de dengue hemorrágica, que provocam queda acentuada de plaquetas.
Mesmo com toda a estrutura, Cacciari conclamou a participação popular: “O hospital sempre à disposição, as equipes instruídas e com estrutura. Mas precisamos também da ajuda da população. Cuide do seu quintal. A dengue não vai vencer Urupês”.
MELHORIAS NA SAÚDE
Entre os dias 1º e 5 de janeiro, 35 exames de raio-x foram realizados no período noturno no Hospital São Lourenço. Até então, esses exames ocorriam apenas durante o dia e em dias úteis.
Além disso, a velocidade para resultados de exames de sangue e urina aumentou. Nesse período, 140 pacientes foram atendidos com diagnósticos em menos de um minuto.
A saúde infantil também foi beneficiada. Nos primeiros cinco dias do ano, 23 crianças receberam atendimento pediátrico que passou a ser oferecido no pronto-atendimento.
Autor
