
Desde o dia 1º de janeiro, o pronto-socorro de Urupês, no hospital municipal, passou a contar com três novos equipamentos que realizam exames de sangue e de urina em menos de um minuto. O objetivo é de agilizar o atendimento e garantir diagnósticos rápidos para os pacientes.
Os aparelhos incluem uma máquina que realiza exames de sangue em um minuto, um equipamento que dosa marcadores de infarto, como a troponina, para diagnóstico precoce e um analisador de urina que também entrega resultados em sessenta segundos. O exame de troponina, essencial para a detecção precoce de infarto, fica pronto em menos de 15 minutos. Todos os exames podem ser feitos 24 horas por dia.
Além disso, serão disponibilizados exames de sorologia para Covid-19, H1N1 e Dengue, de maneira rápida e pelo pronto atendimento.
Os novos equipamentos foram apresentados à população durante a posse do prefeito Dr. Beto Cacciari, em um vídeo que demonstrava o funcionamento das máquinas. O prefeito também anunciou que o hospital passou a realizar exames de raio-x aos finais de semana, feriados e durante a noite.
As medidas já operacionais buscam solucionar um problema recorrente enfrentado por parte da população: a demora na realização de exames clínicos e de imagem em feriados e finais de semana. A ausência desses serviços, em alguns casos, levava pacientes a buscarem atendimento em outros municípios, gerando custos e deslocamentos, além de atrasar o diagnóstico.
Com a novidade, a expectativa é que a agilidade nos diagnósticos contribua para evitar complicações e garantir um tratamento mais rápido e assertivo aos moradores de Urupês.
O prefeito também informou que já existe um plano de preparação para epidemia de dengue, com estoque de soro, equipe capacitada, estrutura física e um trabalho intensificado dos agentes de endemia. A partir da próxima segunda-feira, serão intensificadas as visitas domiciliares e organização de um Fumacê.,
Caccciari anuncia ampliação do Centro de Atendimento a Crianças
O prefeito de Urupês, Dr. Beto Cacciari, anunciou a ampliação do Centro de Atendimento Especializado à Criança. Profissionais do local relatam que o aumento no número de acolhidos tornou os espaços físicos disponíveis mais escassos, o que obriga o compartilhamento de salas e o aumento no tempo entre seções de um mesmo usuário para além do ideal.
Para viabilizar a ampliação, será utilizado o imóvel anexo ao centro, atualmente ocupado pela Vigilância Sanitária. Com a mudança, o espaço permitirá a criação de novas salas e de um consultório adicional. A Vigilância Sanitária será transferida para a Central de Ambulâncias.
A ampliação faz parte das primeiras ações do governo e busca atender à crescente demanda por serviços especializados para crianças no município. Inaugurado em novembro de 2024, o centro oferece atendimento neurológico, linguístico, motor e social a crianças com síndrome de Down, no espectro autista e com outras necessidades especiais em saúde.
Autor
