A Unimed Catanduva promoveu uma ação solidária no Hemonúcleo de Catanduva, no último sábado, 15. Cerca de 40 colaboradores atenderam ao chamado da campanha Unimed Pela Vida, que incentivou a doação de sangue em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.
A colaboradora Rita de Cássia Bonhin, enfermeira do Hospital Unimed São Domingos, já é doadora de sangue regular e participou da ação. Ela incentiva que cada vez mais pessoas passem a contribuir com esta nobre causa. “A gente tem que pensar sempre que, além de ajudar uma vida, estaremos dando uma nova chance a eles de viverem com essa doação. Para quem tem medo, não tenha, é super tranquilo e não dói”, garante.
Já Alan Corrêa, assistente administrativo comercial, doou pela primeira vez e conta que desde o início da divulgação da campanha sentiu vontade de participar.
“É uma vontade antiga minha que eu pude realizar e fiquei muito feliz por ter participado. Foi muito mais tranquilo do que eu imaginava e, sem sombra de dúvidas, pelo menos uma vez por ano, eu pretendo doar sangue”, destaca o colaborador.
A hematologista cooperada da Unimed Catanduva, Melina Bastos, é responsável técnica do Hemonúcleo. Ela destacou a importância da doação, visto que o sangue salva vidas de inúmeras pessoas. “Não temos nem como agradecer aos doadores, porque o hemocomponente não conseguimos em nenhum outro lugar, então realmente precisamos da doação voluntária. A cada doação podemos salvar até quatro vidas. O hemocomponente dá origem ao concentrado de hemácias, às plaquetas, ao plasma e dependendo da patologia do paciente isso influencia diretamente no tratamento dele”, explica.
Autor