Anualmente, a Mafra Ambiental realiza o treinamento sobre Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde no Hospital Unimed São Domingos. O processo é instituído por um conjunto de procedimentos de gestão, que vão desde a geração até o destino final dos resíduos.
Seguindo a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Anvisa - RDC nº 222, de 28 de março de 2018, todas as empresas geradoras de resíduos devem conscientizar seus colaboradores sobre a importância do manuseio e descarte dos diferentes tipos de resíduos de serviços de saúde. Eles são divididos em grupos de A a E, e cada um deles deve ser identificado e separado corretamente para que não haja nenhuma intercorrência no processo de descarte.
No treinamento aplicado pelo engenheiro ambiental e representante da Mafra Ambiental, Kaique Frezarim Marques de Oliveira, foram apresentados todos os grupos de resíduos de serviços de saúde e como fazer o descarte correto, conforme as normas ambientais.
“Nosso papel é instruir os colaboradores envolvidos para minimizar os riscos no que diz respeito ao gerenciamento de resíduos. Os resíduos perigosos e contaminantes também podem provocar acidentes de trabalho, então é importante que o descarte seja feito da forma correta desde a primeira etapa”, enfatizou.
Os esforços para reduzir os impactos ambientais são constantes, por isso, a Unimed Catanduva investe em conscientização e faz o gerenciamento dos resíduos comuns e recicláveis, além dos resíduos infectantes e os químicos, que requerem procedimentos claros, rígidos no manuseio e descarte ambiental legalmente correto.
Autor