Unimed Catanduva faz treinamento sobre Gerenciamento de Resíduos
Ação faz parte do Programa de Gerenciamento de Resíduos do Hospital Unimed São Domingos e é ministrado anualmente
Crédito: Unimed Catanduva - Todas as empresas geradoras de resíduos devem conscientizar seus colaboradores
Por Da Reportagem Local | 20 de outubro, 2023

Anualmente, a Mafra Ambiental realiza o treinamento sobre Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde no Hospital Unimed São Domingos. O processo é instituído por um conjunto de procedimentos de gestão, que vão desde a geração até o destino final dos resíduos.

Seguindo a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Anvisa - RDC nº 222, de 28 de março de 2018, todas as empresas geradoras de resíduos devem conscientizar seus colaboradores sobre a importância do manuseio e descarte dos diferentes tipos de resíduos de serviços de saúde. Eles são divididos em grupos de A a E, e cada um deles deve ser identificado e separado corretamente para que não haja nenhuma intercorrência no processo de descarte.

No treinamento aplicado pelo engenheiro ambiental e representante da Mafra Ambiental, Kaique Frezarim Marques de Oliveira, foram apresentados todos os grupos de resíduos de serviços de saúde e como fazer o descarte correto, conforme as normas ambientais.

“Nosso papel é instruir os colaboradores envolvidos para minimizar os riscos no que diz respeito ao gerenciamento de resíduos. Os resíduos perigosos e contaminantes também podem provocar acidentes de trabalho, então é importante que o descarte seja feito da forma correta desde a primeira etapa”, enfatizou.

Os esforços para reduzir os impactos ambientais são constantes, por isso, a Unimed Catanduva investe em conscientização e faz o gerenciamento dos resíduos comuns e recicláveis, além dos resíduos infectantes e os químicos, que requerem procedimentos claros, rígidos no manuseio e descarte ambiental legalmente correto.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade