Unidades de saúde terão plantão com foco na prevenção ao câncer
Iniciativa faz parte da campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero que está em andamento
Fotos: Prefeitura de Catanduva - Equipe da Saúde está mobilizada em ações educativas que incluem dinâmicas e palestras
Por Da Reportagem Local | 13 de outubro, 2024

“Mulher: seu corpo, sua vida.” Esse é o tema da campanha nacional para conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em alusão ao mês Outubro Rosa.

Para intensificar os atendimentos voltados a esses temas, as unidades de saúde de Catanduva estarão abertas em horário estendido nos dias 24 e 31 de outubro, das 17 às 20 horas, para coleta de Papanicolau e solicitação de mamografia de rastreio.

O público-alvo são mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos para coleta de Exame Citopatológico e de 50 a 69 anos para avaliação das mamas e solicitação de mamografia. Para o atendimento será necessário agendamento prévio na unidade de saúde de referência.

A Secretaria Municipal de Saúde também está com todos seus equipamentos e programas mobilizados em ações educativas que incluem dinâmicas, palestras e ciclo de debates. A agenda segue até o final de outubro, mas a educação em saúde e o atendimento dos serviços é contínuo.

Segundo o setor, para o diagnóstico precoce é essencial a realização do autoexame preventivo mesmo sem a presença de sintomas. As mulheres entre 50 e 69 anos de idade também devem realizar, pelo menos a cada dois anos, o exame de mamografia.

NO CAPS

Os alunos do curso de Enfermagem da Unifipa promoveram ação educativa alusiva ao Outubro Rosa para as mulheres atendidas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Catanduva. A atividade, realizada pelos estudantes do 4º ano e em parceria com a Liga Materno-Infantil, teve como foco a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Os alunos ofereceram orientações para sensibilizar quanto à necessidade de realizar o autoexame como forma preventiva e buscar orientação médica ao identificar possíveis alterações. Os estudantes levaram à atividade a "mama amiga", modelo que simula a glândula mamária feminina. O dispositivo foi utilizado para demonstrar a técnica correta do autoexame.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 17 de outubro de 2024
Mulheres atendidas no Instituto dos Cegos fazem mutirão de mamografia
Por Da Reportagem Local | 17 de outubro de 2024
Entenda as mudanças na vacina contra a pólio com o fim da ‘Gotinha’
Por Da Reportagem Local | 16 de outubro de 2024
Alunos da Fameca orientam idosos sobre a dieta mediterrânea