Unidade de Zoonoses destina atenção ao tratamento da esporotricose
Prefeitura investiu na aquisição de cinco gatoeiras para recolher animais doentes e 27 gaiolas, compondo nova ala
Foto: Prefeitura de Catanduva - Oito gatos estão curados e 30 estão em tratamento na Unidade de Vigilância em Zoonoses
Por Da Reportagem Local | 04 de agosto, 2023

Oito gatos, sob cuidados na Unidade de Vigilância em Zoonoses de Catanduva, estão curados da esporotricose. A doença se caracteriza por feridas na pele que costumam evoluir rapidamente e até levar à morte. Além deles, outros 30 felinos estão em tratamento no núcleo mantido pela Secretaria Municipal de Saúde como reflexo de surto recente vivenciado no município.

Conhecida como doença do jardineiro, a esporotricose é causada por um fungo. O animal mais exposto é o gato, mas ela também pode acometer cães e outros animais. Diante da evolução rápida, é primordial o diagnóstico precoce para que o tratamento seja iniciado o quanto antes.

Balanço da Secretaria de Saúde aponta que, do começo do ano até agora, a equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses recolheu 105 gatos doentes das ruas. Entre eles, 75 exames deram positivo para a doença e 30 negativo. Os animais são levados para ala restrita, onde permanecem sob cuidados veterinários e, inclusive, recebem medicação oral – antifúngico. O tratamento leva em torno de dois meses, podendo chegar a um ano, seguido por mais um período de observação.

Recentemente, a Prefeitura investiu na aquisição de cinco novas gatoeiras, usadas como armadilhas para recolher animais doentes das ruas, e mais 27 gaiolas, que comportam até 55 animais. Com isso, uma nova ala para acolher gatos com esporotricose foi montada.

Nos casos em que a doença avança para a cura, os animais são devolvidos à comunidade, já que eles recebem cuidados dos próprios moradores por viverem nas ruas. Nesse tipo de situação, segundo a Secretaria de Saúde, o morador assina documento de posse responsável.

NÚMEROS EM QUEDA

Atualmente, a Unidade de Vigilância em Zoonoses tem registrado diminuição nos chamados para recolher gatos com suspeita de esporotricose. “Essa condição fortalece a tese de que o período de maior disseminação da doença tenha sido superado. Apesar disso, permanecemos em alerta”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Adriano de Araújo.

Ele alerta os tutores a ficarem atentos ao aparecimento de nódulos ou feridas, principalmente na região de focinhos dos gatos, patas e caudas, e levarem o animal à avaliação veterinária, se necessário.

ADOÇÃO

A Unidade de Vigilância em Zoonoses também mantém 24 gatos e 20 cachorros aptos à adoção. Neste caso, é preciso entrar em contato pelo telefone 17 3524-2445 e agendar visita ao local.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade