Três tipos de sangue estão com estoque crítico no Hemonúcleo de Catanduva
Tipagens em falta são O-, A- e B-; podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que pesem mais de 50 quilos
Crédito: Divulgação - Atendimento no Hemonúcleo é feito de quarta-feira a domingo, das 7 às 13 horas
Por Stella Vicente | 26 de outubro, 2023

O Hemonúcleo de Catanduva está com três tipagens sanguíneas em estado crítico no momento. Trata-se do estoque de O-, A- e B-, cujos doadores são mais do que necessários. Já as demais tipagens estão em estado de alerta, mas é necessário que a doação continue, visto que podem entrar em estado crítico também.

Natália Colombo, enfermeira responsável pela unidade, afirma que apesar de hoje a maioria dos estoques estarem estáveis, devido à demanda, é possível que eles caiam a níveis críticos.

“Por isso precisamos que os doadores continuem comparecendo para realizarem sua doação. E é sempre interessante lembrarmos a população da importância de doar”, diz Natália, que ainda destaca o fato de no próximo mês ser comemorado o Dia do Doador de Sangue, especificamente no dia 25.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O atendimento no Hemonúcleo de Catanduva é feito de quarta-feira a domingo, das 7 às 13 horas, inclusive em feriados. O endereço é rua 13 de Maio, nº 974, no Centro de Catanduva. O telefone para informações é 17 3522-7722.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade