Treinamento de ultrassonografia capacita equipe de fisioterapia
Atividade buscou proporcionando conhecimentos avançados sobre a utilização da ultrassonografia cinesiológica
Crédito: Divulgação/FPA - Treinamento abrangeu teoria sobre ultrassonografia, seguida por prática intensiva
Por Da Reportagem Local | 31 de dezembro, 2023

Em iniciativa voltada para a melhoria da qualidade dos cuidados intensivos oferecidos aos pacientes, foi promovido este mês nos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino o treinamento teórico e prático de ultrassonografia cinesiológica no paciente crítico. A atividade foi conduzida por Jorge Luís Valiatti, médico intensivista e coordenador médico das UTIs dos dois hospitais.

A proposta do treinamento consistiu em capacitar a equipe de Fisioterapia dos hospitais, proporcionando conhecimentos avançados sobre a utilização da ultrassonografia cinesiológica como ferramenta de avaliação em pacientes críticos.

Uma das responsáveis pela iniciativa, Keity Emiliene Guim, coordenadora do Serviço de Reabilitação Física da Fundação Padre Albino, disse que “a ferramenta permite ao fisioterapeuta avaliação em tempo real das alterações musculares e auxilia na elaboração e execução do plano terapêutico. A implementação dessa rotina proporcionará grandes benefícios na reabilitação dos pacientes".

O treinamento abrangeu parte teórica sobre a aplicação da ultrassonografia cinesiológica, seguida por prática intensiva. Os participantes vivenciaram a aplicação da técnica em situações simuladas. Para Valiatti, o conhecimento adquirido certamente contribuirá para a promoção de recuperação mais eficaz e o aumento da qualidade de vida dos assistidos pelos hospitais.

“Os cuidados intensivos requerem profissionais de equipe multidisciplinar. O importante para todos nós é diagnosticar a fraqueza muscular adquirida na UTI através de medidas à beira leito. Perda de massa muscular detectada precocemente muda a conduta tanto da equipe de fisioterapia, quanto nos aspectos nutricionais. Certamente agora, a equipe conseguirá intervir rapidamente, preservando vidas e também melhorando a qualidade de vida”, afirma.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade