SP tem 5.000 vagas para monitores de língua portuguesa e matemática
Foto: Governo de SP - Prazo para inscrição segue até dia 11 com início da monitoria em 18 de agosto
No programa ‘Aluno Monitor do BEEM’, estudantes do Ensino Médio apoiam colegas da própria unidade e recebem bolsa
Por Da Reportagem Local | 04 de agosto, 2025

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abre nesta segunda-feira, 4, nova seleção de estudantes para o programa Aluno Monitor do BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio). Para o segundo semestre, são mais 5.000 vagas para monitores de língua portuguesa e matemática. O prazo para inscrição segue até dia 11 de agosto.

Desde o início do ano letivo, 7.800 alunos participam da iniciativa em todo o Estado e apoiam 150 mil estudantes. Podem concorrer às vagas alunos matriculados em classes da 3ª série do Ensino Médio com frequência geral igual ou superior a 85% no último ano letivo.

Para a classificação geral serão consideradas as notas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e o desempenho dos candidatos na entrevista com a banca examinadora da escola. 

Os aprovados receberão bolsas de R$ 296,16 para oito horas semanais e R$ 555,30 para 16 horas semanais de atuação. O início da monitoria está agendado para 18 de agosto.

A inscrição no programa Aluno Monitor do BEEM deve ser feita no site da Secretaria Escolar Digital (SED). É preciso clicar em "Aluno" no menu lateral esquerdo, depois em "Inscrição do Aluno Monitor", selecionar "Edital - Aluno Monitor do BEEM 2025" e confirmar a inscrição.

ATUAÇÃO

Os alunos monitores do BEEM atuam em apoio aos professores no componente de orientação de estudos de língua portuguesa e matemática. O componente foi incluído no currículo da rede em 2025 para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio. O objetivo é apoiar alunos com dificuldades no conteúdo dessas áreas de conhecimento.

A principal atividade dos monitores é acompanhar grupos de 10 ou 20 alunos no engajamento e aprendizagem dos conteúdos daquele ano ou série e de alguma defasagem anterior. O estudante deve optar entre o apoio em matemática ou em língua portuguesa. As escolas também podem organizar grupos de estudos e plantão de dúvidas para completar a carga horária.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 28 de setembro de 2025
David Roger defende fim das distorções sem elevar o IPTU
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Empresas podem participar do Aeropatas e celebrar o Dia dos Animais
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Homem é preso após oferecer drogas a guarda municipal de folga