O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Catanduva realizará o 1º Simpósio de Educação e Diversidade, trazendo como tema a “Redução da violência LGBTfóbica para além da sala de aula”. O evento está marcado para 30 de outubro, mas as inscrições e submissão de trabalhos precisam ser feitas até 27 de setembro, data inclusive prorrogada recentemente.
A iniciativa é do Prisma - Coletivo LGBT do IFSP Catanduva, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos LGBTs e da Apeoesp - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo.
Podem ser inscritos trabalhos acadêmicos nas áreas de ensino, pesquisa ou extensão; projetos sociais focados em relatos de experiências e divulgação de grupos de apoio ou coletivos voltados à população LGBT+; oficinas formativas; além de manifestações artísticas e culturais livres. A ficha de inscrição pode ser acessada pelo link https://www.ctd.ifsp.edu.br/, ou pelo QR Code disponível nas páginas @ifspcatanduva e @coletivoprismactd no Instagram.
“Os trabalhos são de cunho acadêmico ou oficinas que tenham o tema voltado à diversidade LGBT e como lidar com o preconceito e as coisas além da sala de aula. Qualquer pessoa pode se inscrever para apresentar e a gente vai selecionar os trabalhos para ver se seguem os requisitos descritos no edital”, explica Maria Luiza Aredes Borgo, aluna do IFSP e bolsista do Prisma.
Ela indica também que qualquer pessoa pode se inscrever gratuitamente para assistir ao evento e às apresentações dos trabalhos, tendo direito a certificado.
O Prisma é um projeto de extensão do IFSP Catanduva e, por isso, envolve toda a comunidade na proposta. “A gente sempre oferece oficina sobre a temática, temos informativos para empresas, para ajudar os funcionários a saber como lidar com certas situações que abordam esse tema e como tratar pessoas LGBTs. A gente atualmente trabalha principalmente pelo Instagram”, indica.
Autor