Semana da Prematuridade tem ciclo de palestras
Também haverá abordagem das futuras mamães, com orientações nas salas de espera das unidades de saúde
Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Primeira atividade consistiu em um ciclo de palestras voltadas a enfermeiros da rede pública
Por Da Reportagem Local | 17 de novembro, 2022

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá início à programação alusiva à Semana da Conscientização da Prematuridade. A primeira atividade educativa consistiu em um ciclo de palestras voltadas a enfermeiros que atuam na Atenção Primária e lidam diretamente com grupos de gestantes nas Unidades de Saúde. A ação foi realizada no auditório da Prefeitura, na tarde desta quarta-feira, dia 16.

A abertura do encontro contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Neves, o conselheiro de Saúde Antonio Bento da Cunha e os vereadores Taise Braz (PT) e Ivan Bernardi (PRTB) – autores do projeto que deu origem à lei nº 6.281/22, sancionada pelo prefeito Padre Osvaldo (PSDB), que instituiu a Semana Municipal da Prematuridade.

A iniciativa chama a atenção para a questão do parto prematuro, principal causa da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade. Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros.

A Campanha Internacional Novembro Roxo alerta para o enfrentamento. No município, o foco são ações educativas sobre o nascimento antecipado e na conscientização sobre os riscos para gestantes e bebês.

Nesse contexto, estão programadas atividades entre os dias 16 e 24 de novembro. Além da palestra aos profissionais da saúde na abertura, também haverá intervenção nas 23 unidades de saúde, entre os dias 17 e 24, para as futuras mamães, com orientações nas salas de espera.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Unidades neonatais do Hospital Padre Albino divulgam o Novembro Roxo
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Dia do Não Fumar: 33 mil pessoas morrem por problemas cardiovasculares
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Hospital Emílio Carlos adquire equipamento para auxiliar diagnósticos