
Catanduva marcou presença em reunião realizada esta semana no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a participação do governador Tarcísio de Freitas e do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva. Representando Catanduva, o secretário municipal de Saúde, Adriano César de Araújo, esteve presente no encontro, que discutiu medidas de enfrentamento à dengue e ações de suporte aos municípios paulistas.
Durante a reunião, o governador Tarcísio de Freitas e Eleuses Paiva anunciaram aporte financeiro para ajudar as cidades a intensificar suas ações contra a doença. Além disso, foi apresentado novo centro de monitoramento que está sendo implementado pela Secretaria Estadual de Saúde. O objetivo é acompanhar a situação em todas as regiões do estado e oferecer apoio estratégico de acordo com as necessidades de cada local.
Como agravante, o sorotipo 3 da dengue, que estava com baixa predominância desde 2016, foi reintroduzido no Estado de São Paulo em 2023, sendo identificado pelo monitoramento das unidades sentinelas para arboviroses. As autoridades reforçam a importância dos cuidados no combate ao mosquito transmissor, destacando que, devido à ausência prolongada desse sorotipo, grande parte da população encontra-se vulnerável à infecção.
Até quarta-feira, 22, São Paulo registrou 31 municípios em estado de emergência, 29.604 casos de dengue e seis óbitos em decorrência da dengue. Para coordenar estratégias e ações de combate ao Aedes, bem como apoiar as regiões no planejamento estratégico, o COE (Centro de Operações de Emergências) une diversas secretarias do governo, além do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo e o Exército como convidados.
Autor
