Secretaria de Saúde inicia levantamento de índice de larvas do Aedes aegypti
Avaliação de Densidade Larvária é feita a cada três meses, mas última foi em janeiro, quando a cidade apresnetou índice de 7,4%
Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Paralelamente ao levantamento, agentes permanecem envolvidos com a força-tarefa no combate à dengue
Por Da Reportagem Local | 06 de julho, 2022
 

A Prefeitura de Catanduva, por meio da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti), iniciou nova rodada de Avaliação de Densidade Larvária (ADL) na segunda-feira, dia 3. Parte dos agentes foi direcionada ao levantamento. Para isso, eles visitarão 3.000 imóveis: residenciais, comerciais e pontos estratégicos. Os locais a serem percorridos são definidos de forma aleatória, por meio de sorteio das áreas territoriais do município – são cinco, ao todo.  

Na vistoria, se identificada larva em algum local, o material é coletado e segue para análise laboratorial, que irá aferir o percentual de infestação. A previsão é de que o levantamento seja concluído até o dia 18 de julho. O resultado da aferição é utilizado para nortear as ações de combate ao Aedes, que transmite doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.  

O ADL é realizado a cada três meses (janeiro, abril, julho e outubro) e tem objetivo de identificar os níveis de infestação das larvas do mosquito. Em abril, o município não fez a aferição devido à situação de epidemia de casos. Diante disso, o parâmetro mais recente é de janeiro de 2022: na ocasião, Catanduva apresentou índice insatisfatório de 7,4%, sinalizando para a epidemia de dengue, o que de fato ocorreu. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 1%.  

Paralelamente ao levantamento, os agentes permanecem envolvidos com a força-tarefa no combate à dengue, que inclui visita casa a casa e em imóveis sob responsabilidade de imobiliárias, bloqueio para eliminar criadouros, nebulização em regiões onde há caso confirmado de dengue e visitas agendadas. Atualmente, a cidade registra 3.224 casos confirmados de dengue, sem óbitos. Para denúncias, o telefone é (17) 3531-9200. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Projeto ‘Se você treina, eu treino’ une alunos de Educação Física e comunidade
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Treinamento impulsiona atuação de Comissão Intra-Hospitalar no HUSD
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
FPA oferece Curso Internacional de Gerontologia e Geriatria às equipes