Secretaria de Saúde fecha Unidade de Atendimento de Dengue
Motivo, de acordo com a pasta, é a queda na procura pelo serviço oferecido no local
Foto: O Regional - Centro de Especialidades Médicas voltou a funcionar dentro da normalidade
Por Da Reportagem Local | 01 de julho, 2024

A Unidade de Atendimento de Dengue e Síndromes Gripais teve suas atividades encerradas nesta segunda-feira, 1º de julho. A informação é da Secretaria de Saúde de Catanduva e o motivo, de acordo com a pasta, é a queda na procura pelo serviço oferecido no local.

Desde o dia 26 de março, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), antigo Postão, passou a abrigar a Unidade de Atendimento de Dengue e Síndromes Gripais, que atendia das 17 às 22 horas, para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No local, eram feitos exames, hidratação e acompanhamento.

Devido à demanda, a partir de 18 de maio, o local passou a ficar aberto também aos sábados, das 8 às 18 horas. Na ocasião, o secretário de Saúde, Adriano Araújo, afirmou que quase 1.600 munícipes já tinham procurado atendimento na unidade.

Porém, segundo o setor, houve redução expressiva comparando-se os últimos dois meses. Em maio, foram realizados 615 atendimentos de sintomas de dengue e, em junho, 375, portanto, redução de 64%. Já quanto aos pacientes com sintomas de síndromes gripais, houve redução de 34% de atendimentos, sendo realizados, em maio, 176 e, em junho, 129.

De acordo com o Painel de Monitoramento do Governo do Estado de São Paulo, Catanduva tinha, até ontem, 10.110 notificações de dengue, 4.779 casos confirmados, oito óbitos e sete mortes em investigação.

Em atualização divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira, 1º de julho, os números estaduais foram confirmados. Segundo o setor, das mortes aguardando laudo, três ocorreram no mês de maio e quatro em junho.

A orientação agora é que os munícipes que apresentarem sintomas procurem as unidades de saúde dos bairros, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas e, após esse horário e aos sábados, domingos e feriados, a Unidade de Pronto Atendimento - UPA.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 18 de julho de 2024
Novo aparelho de ultrassom otimiza atendimento na saúde pública
Por Da Reportagem Local | 18 de julho de 2024
Hospital de Base promove evento de anestesiologia na sexta e sábado
Por Da Reportagem Local | 17 de julho de 2024
Férias e celular: fisioterapeuta faz alerta sobre a saúde das crianças