A Secretaria de Saúde de Catanduva anunciou que os atendimentos da Unidade de Hidratação e Tratamento de Dengue (UTD) serão suspensos a partir de 1º de junho. A medida foi tomada em razão da queda significativa na demanda e na incidência de casos da doença no município. Portanto, o último dia de funcionamento da unidade será sábado, 31 de maio.
Criada em fevereiro como estrutura emergencial para concentrar o suporte aos pacientes com suspeita de dengue, a UTD registrou 1.144 atendimentos em março, mês com maior número de casos e considerado o pico da epidemia. Desde então, os números vêm caindo de forma consistente: foram 553 em abril e 293 entre os dias 1º e 28 de maio.
De acordo com a Saúde, na quarta-feira, 28 de maio, apenas três pacientes procuraram o local. “A média atual é de cerca de 10 atendimentos por dia, o que confirma a estabilidade da situação e a possibilidade de a rede de saúde absorver esses atendimentos nas unidades já existentes.”
Com a suspensão da UTD, as pessoas com sintomas de dengue devem procurar a unidade de saúde mais próxima de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Fora desse horário, os atendimentos devem ser direcionados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Apesar do cenário atual, a Saúde reforça que a prevenção e a eliminação de criadouros do Aedes devem continuar.
NOVE PESSOAS MORRERAM
A Secretaria de Saúde confirmou a morte de nove pessoas em decorrência da dengue de janeiro a maio deste ano. A atualização dos números foi divulgada nesta quinta-feira, 29. O perfil das vítimas não foi divulgado. Desde o dia 1º de janeiro, a cidade registrou 5.459 casos de dengue e ainda tem 856 exames com resultados pendentes. Mais dois óbitos estão em investigação.
Autor