A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou alerta sobre a importância da vacinação contra o vírus influenza. Segundo o órgão, o município está com baixa cobertura vacinal e, diante disso, a demanda por atendimentos relacionados a síndromes gripais é crescente. Os principais alvos são as crianças e os idosos.
“Para atender a demanda, o estoque na cidade está abastecido e a vacina está liberada para toda a população. Ao todo, 23 unidades de saúde possuem sala de vacinação para aplicação do imunizante. Apesar disso, a procura está abaixo do esperado”, pontua a Secretaria de Saúde.
A Campanha de Vacinação Contra Influenza teve início em março desde ano. Até agora, 34.381 doses foram aplicadas na cidade. Com isso, a cobertura vacinal contra gripe está em 53,6%, ao passo que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.
Dos grupos prioritários, a maior parte da procura, até agora, foi entre os trabalhadores da saúde (63%). Em seguida, aparecem os idosos (56%) e, depois, as gestantes (40,9%).
CONTRAPONTO
A Secretaria de Saúde tem registrado aumento de casos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. Dados do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) alertam para uma situação ainda mais preocupante, que são as notificações mais graves da doença.
De janeiro a setembro foram registradas 38 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza e oito mortes. O óbito mais recente foi registrado este mês.
Autor