
A Unidade de Vigilância em Zoonoses esteve no bairro Jardim São Domingos realizando ação de combate à leishmaniose canina. A iniciativa ocorreu após a confirmação de um caso positivo da doença na região. Durante a visita, a equipe técnica reforçou as orientações de prevenção para os moradores e coletou amostras para exames em cães do bairro.
A leishmaniose é transmitida pelo mosquito-palha e pode causar grande sofrimento aos animais. Embora não tenha cura, a doença pode ser tratada e prevenida.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, para reduzir os riscos de transmissão, é fundamental manter os quintais limpos; eliminar resíduos orgânicos de lixos e espaços abertos; e evitar locais úmidos que favorecem a proliferação do mosquito.
“Fique atento aos sintomas da leishmaniose canina: crescimento exagerado das unhas; feridas na pele - principalmente no focinho, orelhas e face; falta de apetite e emagrecimento severo. Em caso de suspeita, procure imediatamente um veterinário ou entre em contato com a Unidade de Vigilância em Zoonoses”, orienta o setor.
Autor
