A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, inicia mais uma frente de combate ao Aedes aegypti com a nebulização veicular noturna. O ciclo será executado, em cada localidade, em três noites consecutivas: quarta, quinta e sexta-feira. A primeira etapa contempla os bairros Nova Catanduva 1, 2 e 3.
A Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) será responsável por executar o serviço, em parceria com a área técnica de vetores, a Sucem. O inseticida que será utilizado é fornecido ao município pelo Ministério da Saúde e o Estado. A nebulização segue rígido controle técnico e operacional. A medida faz parte do Plano de Contingência frente ao avanço dos casos de dengue.
A nebulização visa exterminar o mosquito em fase adulta. Antes, em cada região que será alvo da ação, agentes de combate às endemias e agentes de saúde já fizeram arrastões para eliminar criadouros de larvas.
A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população e orienta os moradores a abrir portas e janelas para facilitar a entrada do inseticida. Além disso, os animais domésticos, aquários e gaiolas devem ser retirados ou mantidos em cômodos fechados.
A pasta reforça aos moradores a manter a vigilância contra o Aedes. Para isso, é importante a eliminação de qualquer recipiente que acumule água nas casas. Outra orientação é a colocação de telas nas janelas para evitar a entrada de mosquitos e o uso de repelente.
De acordo com o Painel de Monitoramento da Dengue, do Governo do Estado, Catanduva tem 856 casos confirmados de dengue desde o início do ano, além de 1.112 exames aguardando resultados. Dois óbitos são investigados.
Autor