A Prefeitura de Catanduva promoverá mais uma mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya. A ação será realizada neste sábado, dia 8 de fevereiro, nos bairros Giordano Mestrinelli, Ângelo Gaviolli e Parque Flamingo, com a participação da Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa).
Durante o arrastão, os agentes farão inspeções, aplicarão veneno em áreas críticas e orientarão os moradores sobre como identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Além disso, serão reforçadas orientações sobre práticas simples e eficazes de combate ao mosquito, como o uso de salmoura nos ralos e a lavagem de recipientes de água com sabão. A população será incentivada a colaborar eliminando focos de água parada em suas residências.
A ação estava programada para o sábado passado, mas foi adiada devido às chuvas. Uma semana antes, a prefeitura realizou a primeira força-tarefa do tipo, com várias frentes de trabalho na região dos bairros Martani, Vila Engrácia, Santa Paula, Vila Isabela, Cury e Agudo Romão.
Seguindo o mesmo formato, os agentes da EMCAa terão apoio de outros departamentos, como Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários, secretaria de Obras e Meio Ambiente, Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal (GCM), garantindo uma ação integrada e eficiente.
As equipes se reunirão às 7h30 e a atuação abrangerá todos os quarteirões classificados como área de risco. Depois das ações do sábado, será realizada também, ao longo da próxima semana, a nebulização costal (aplicação de veneno casa a casa) para controle do mosquito.
Autor