Relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que 643 cirurgias de cães e gatos foram realizadas, até agora, no Mutirão da Castração Animal. A ação tem por finalidade atender a demanda reprimida e os animais atendidos também recebem microchips de identificação.
Para viabilizar o projeto, a Secretaria de Saúde realizou cadastramento de tutores: foram duas sessões de cadastro e agendamento – uma delas na Praça da República e outra na sede da Saúde. Ao todo, 1.383 animais estão cadastrados e passaram por agendamento para cirurgia.
Nas duas ocasiões, os tutores foram orientados sobre os horários e locais a comparecerem com os animais, além das demais instruções sobre o pré e pós-operatório dos pets.
De acordo com a prefeitura, os cães e gatos estão sendo atendidos em duas clínicas particulares do município, credenciadas pelo poder público, por meio de licitação, para essa finalidade. Outro dado significativo é a quantidade de faltas injustificadas à castração, 199.
A iniciativa teve início em outubro do ano passado, atendendo à reivindicação formalizada pela vereadora Ivânia Soldatti e acatada pelo prefeito Padre Osvaldo.
Autor