Saúde contabiliza 50 toneladas de entulhos removidos no ano
Foto: Prefeitura de Catanduva - Equipes removeram mais de 51 toneladas de volumosos desde o início do ano
São materiais de todo tipo que serviriam como criadouros do Aedes; amanhã tem o Dia D na Praça da República
Por Da Reportagem Local | 07 de novembro, 2025

A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta quinta-feira, 6, que removeu mais de 51 toneladas de volumosos desde o início do ano, no trabalho de combate à dengue, em Catanduva. São materiais de todo tipo que serviriam como criadouros do mosquito Aedes aegypti, como móveis inservíveis, eletrodomésticos, pneus e recipientes diversos.

O trabalho é liderado pela EMCAa - Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti, tendo apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e da Guarda Civil Municipal durante as operações de limpeza. Além disso, os agentes de combate às endemias atuam diariamente, visitando residências, limpando terrenos e reforçando as orientações junto à comunidade.

A maior parte dos focos do mosquito continua sendo encontrada em ambientes residenciais. “Por isso, é fundamental que cada morador reserve alguns minutos por semana para verificar calhas, vasos, ralos, garrafas, pneus e qualquer recipiente que possa acumular água parada. A mobilização da população é fundamental para mantermos o controle sobre a doença”, alerta.

DIA D AMANHÃ

A Prefeitura de Catanduva promove neste sábado, dia 8, o Dia D de combate à dengue. A mobilização será realizada na Praça da República, das 8h às 13h, com série de ações educativas e preventivas.

Durante o evento, haverá distribuição gratuita de tapa-ralos; pedágio educativo com entrega de materiais informativos; orientações diretas à população sobre prevenção; e ações de bloqueio de criadouros no entorno da praça.

A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito, principalmente neste período de retorno das chuvas, quando há maior risco de proliferação do vetor da dengue, zika e chikungunya.

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Polícia Civil cumpre mandados em operação contra fraudes eletrônicas
Por Guilherme Gandini | 14 de novembro de 2025
Novos veículos devem suprir demanda de pacientes PCD
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular da Fatec Catanduva