A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta quinta-feira, 6, que removeu mais de 51 toneladas de volumosos desde o início do ano, no trabalho de combate à dengue, em Catanduva. São materiais de todo tipo que serviriam como criadouros do mosquito Aedes aegypti, como móveis inservíveis, eletrodomésticos, pneus e recipientes diversos.
O trabalho é liderado pela EMCAa - Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti, tendo apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e da Guarda Civil Municipal durante as operações de limpeza. Além disso, os agentes de combate às endemias atuam diariamente, visitando residências, limpando terrenos e reforçando as orientações junto à comunidade.
A maior parte dos focos do mosquito continua sendo encontrada em ambientes residenciais. “Por isso, é fundamental que cada morador reserve alguns minutos por semana para verificar calhas, vasos, ralos, garrafas, pneus e qualquer recipiente que possa acumular água parada. A mobilização da população é fundamental para mantermos o controle sobre a doença”, alerta.
DIA D AMANHÃ
A Prefeitura de Catanduva promove neste sábado, dia 8, o Dia D de combate à dengue. A mobilização será realizada na Praça da República, das 8h às 13h, com série de ações educativas e preventivas.
Durante o evento, haverá distribuição gratuita de tapa-ralos; pedágio educativo com entrega de materiais informativos; orientações diretas à população sobre prevenção; e ações de bloqueio de criadouros no entorno da praça.
A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito, principalmente neste período de retorno das chuvas, quando há maior risco de proliferação do vetor da dengue, zika e chikungunya.
Autor