Saúde alerta para vacinação contra gripe em grupos prioritários
Catanduva recebeu 1.080 doses para a primeira etapa da campanha; atendimento é feito em 22 unidades de saúde
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil - Crianças vacinadas em anos anteriores devem receber apenas uma dose em 2023
Por Da Reportagem Local | 12 de abril, 2023

Com Agência Brasil 

O Ministério da Saúde alertou ontem, dia 11, para a importância de imunizar os mais de 80 milhões de pessoas que fazem parte do grupo prioritário da vacinação contra a gripe. Em 2022, 68% do público-alvo receberam a dose. Para este ano, a meta é imunizar 90% do grupo prioritário, que inclui idosos; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; indígenas; trabalhadores da saúde; professores da rede pública e privada; e pessoas com comorbidades.

Também devem receber a dose trivalente, que protege contra as principais cepas do vírus, pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; integrantes das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

O aumento de casos de gripe ou influenza registrados nos últimos anos, de acordo com a pasta, reforça a importância da vacinação na tentativa de evitar casos graves e mortes, sobretudo em quem apresenta maior risco. Em 2021, 7,2 mil casos e 901 mortes foram registrados no país enquanto, em 2022, os números saltaram para 12.169 e 1.612, respectivamente. Este ano, 1,3 mil casos de influenza já foram confirmados, além de 87 óbitos.

CRIANÇAS

Todas as crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina contra a gripe em anos anteriores devem receber apenas uma dose em 2023. Para a população indígena e pessoas com comorbidades, a vacina está indicada para crianças de 6 meses a menores de 9 anos. Deve ser considerado o esquema de duas doses para todas as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a primeira.

EM CATANDUVA

Ao todo, 22 unidades de saúde de Catanduva possuem a vacina contra a gripe. São 1.080 doses disponíveis para atender os grupos elegíveis. As unidades da Vila Soto, Solo Sagrado e Nova Catanduva atendem de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Já as salas de vacina do Gavioli e Nosso Teto funcionam às quartas, das 7 às 20 horas, e nos outros dias das 7 às 17 horas. Este último horário é seguido pelas demais unidades.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Vacinação contra dengue começa amanhã em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Alunos de Enfermagem promovem conscientização sobre o TEA
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Fisioterapeutas aprimoram conhecimentos em ventilação mecânica