O Samu Regional de Catanduva recebeu, ao longo do primeiro semestre de 2024, total de 50.185 ligações. O número representa média diária de aproximadamente 277 chamados. Os dados foram divulgados pelo Consirc – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva, responsável pela gestão do serviço, em parceria com as administrações municipais.
Conforme os registros, foram 7.154 ligações em janeiro, 8.216 em fevereiro, 9.087 em março, 9.556 em abril, 8.657 em maio e 7.515 em junho. No período, foram enviadas 33.352 unidades para atendimento à população, mantendo a eficiência e rapidez características do serviço. Desse total, 40,22% foram unidades de suporte básico/avançado e 59,78% para transporte sanitário.
No comparativo com o ano passado, o número de chamados do primeiro semestre deste ano é 141% superior ao do mesmo período do ano passado. Em 2023, segundo o Consirc, foram recebidas na central de regulações total de 3.314 ligações para janeiro, 2.557 em fevereiro, 3.976 em março, 3.545 em abril, 3.508 em maio e 3.864 em junho, totalizando 20.764.
O médico Ricardo Gonzaga, coordenador do Samu Regional de Catanduva, elenca alguns fatores que contribuíram para o aumento expressivo dos números, sendo o primeiro deles a expansão do serviço. “Nós tivemos aumento das nossas bases descentralizadas, que ficam nas cidades da região. Essas cidades começaram a utilizar a central de regulação de Catanduva, então conforme vão sendo criadas novas bases, a população passa a ser integrada ao nosso sistema”, explica.
As últimas bases que começaram a operar com veículos próprios estão em Pindorama e Novo Horizonte. “Principalmente Novo Horizonte, que tem grande efetivo, um grande número de pessoas, então isso faz com que aumente a nossa quantidade de ligações”, complementa.
O médico aponta que outro fator é a retomada das atividades no período pós-pandemia. “A gente tem que imaginar que está tendo uma retomada das atividades normais da população. Tivemos a pandemia, tudo parou naquela época, a economia parou e agora tudo está voltando à normalidade, voltando aos números pré-pandêmicos, isso também influencia um pouco”.
Para o coordenador do Samu, o número de ligações também é impulsionado pela qualidade do atendimento e pela confiança que a população tem no serviço de emergência. “As pessoas sabem que toda vez que elas precisam, nós conseguimos atendê-las da melhor forma possível.”
BASES
Atualmente, o Samu Regional de Catanduva possui bases com equipes e viaturas nas cidades de Catanduva, Catiguá, Elisiário, Irapuã, Novo Horizonte, Pindorama, Tabapuã e Urupês. Outros municípios aguardam liberação de viaturas para iniciarem a operação, caso de Santa Adélia.
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