
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva (Consirc) divulgou o balanço do 1º trimestre de 2025 referente às atividades do Samu 192. Entre os meses de janeiro e março, foram registrados 25.660 atendimentos telefônicos, refletindo a grande demanda da população por atendimento de urgência e emergência.
Desse total, 1.024 ligações resultaram em orientações médicas por telefone, sem necessidade de deslocamento de viatura. Cerca de 66% dos chamados exigiram o envio de equipes às ocorrências. A maioria dos atendimentos foi destinada a pacientes com 60 anos ou mais, sendo as principais causas os de natureza clínica e traumática.
Do acordo com o Consirc, do total de atendimentos, 48,9% foram por causas clínicas, 18,91% por situações traumáticas, 5,91% por razões psiquiátricas, 1,20% por causas obstétricas, 0,66% por motivos pediátricos, enquanto 24,42% por causas não identificadas.
Já com relação às faixas etárias, os atendimentos de pessoas com 60 anos ou mais representaram 48,83%; na faixa entre 40 e 59 anos, chegaram a 23,15%; de 20 a 39 anos, alcançaram 18,67%; de 10 a 19 anos, 5,13%; ficando para 1 a 9 anos o total de 2,53% e menores de 1 ano 0,45%. A idade não foi informada em 1,24% dos casos.
Infelizmente, o período também contabilizou 50 trotes, que comprometem a eficiência do serviço e podem colocar vidas em risco. “O Consirc reforça a importância do uso consciente do número 192. O Samu é um serviço essencial que deve ser acionado apenas em situações de urgência e emergência. A cada chamada correta, uma vida pode ser salva”, reforça.
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