Saec estuda ictiofauna do rio São Domingos e cogita ‘escadas de peixes’
Monitoramento ocorre principalmente para catalogar novas espécies e analisar o comportamento ecológico
Foto: Divulgação/Saec - Estudo definirá quais os impactos causados pelo homem no ecossistema local
Por Da Reportagem Local | 08 de outubro, 2023

A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) está realizando estudo da fauna dos peixes no percurso do rio São Domingos, desde a nascente até a foz. O trabalho consiste em diagnosticar e observar a ictiofauna (conjunto de peixes da microrregião) para pesquisar a necessidade biológica das espécies existentes no bioma.

O monitoramento da ictiofauna ocorre principalmente para catalogar novas espécies e também estudar o comportamento ecológico das espécies existentes no corpo hídrico. O estudo revelará, ainda, as alterações antrópicas que podem estar prejudicando o ambiente aquático.

“Hoje em dia os principais problemas apresentados de perda da diversidade íctica são relacionados aos desmatamentos da mata ciliar, à poluição – oriundas de resíduos sólidos e líquidos desprezados nos rios, pesca predatória e a introdução de espécies exóticas. Sendo assim, um aspecto preocupante para a conservação da biodiversidade local”, informa Wilma Joaquim, engenheira da Saec, responsável pelo estudo.

Após o término, será definido com precisão quais os impactos causados pelo homem no ecossistema local. “O estudo é de extrema importância por permitir que estabeleça um diagnóstico das condições da nossa região, além de prever e mitigar possíveis impactos à comunidade de peixes”, finaliza Wilma.

Posteriormente a esse estudo será iniciado um projeto para verificar a real necessidade de construção da escada de peixes ou o que deverá ser a melhor opção para preservar as espécies existentes no rio São Domingos.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
Especialista celebra criação de grupo de trabalho contra o bullying
Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
Veja dicas importantes para viajar com segurança nas férias de julho
Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
AME Catanduva faz auditoria em prestadora de serviço