Projeto ‘Se você treina, eu treino’ une alunos de Educação Física e comunidade
Estudantes do 4º ano do curso da Unifipa estão liderando iniciativa que está transformando vidas dentro e fora do campus
Fotos: Comunicação/FPA - Sessões acontecem às terças e quintas-feiras na academia do campus sede da Unifipa
Por Da Reportagem Local | 19 de abril, 2024

Sob supervisão dos professores doutores Igor Braz e Américo Lourenço, o projeto de extensão curricular obrigatório "Se Você Treina, Eu Treino", do curso de Educação Física da Unifipa, está proporcionando experiência prática valiosa aos alunos ao mesmo tempo em que promove a saúde e a qualidade de vida na comunidade local.

O conceito é simples: os alunos convidam membros da comunidade para serem acompanhados em seus regimes de exercícios e orientações, atuando como seus próprios "personal trainers" durante todo o ano letivo.

O objetivo vai além de simplesmente aprimorar o conhecimento prático dos futuros educadores físicos, como explica Igor Braz. "Estamos não só proporcionando experiência que auxiliará no currículo acadêmico do aluno que está no último ano do curso, como também oferecendo ao participante da comunidade melhores resultados de saúde e de qualidade de vida".

As sessões acontecem regularmente às terças e quintas-feiras na academia do campus sede da Unifipa, onde 20 membros da comunidade estão recebendo treinamento personalizado dos alunos do curso. Antes de iniciar o programa, cada participante passou por avaliações abrangentes no Laboratório de Fisiologia do Exercício, incluindo testes ergométricos, bioimpedância e avaliação da massa corporal.

“Essas avaliações serão repetidas em junho e ao final do ano para monitorar o progresso e adaptar os planos de treinamento conforme necessário”, destaca Américo Lourenço.

Entre os participantes está Leonardo Joaquim, aluno que levou seu pai para ser acompanhado pelo programa. "Meu pai é ex-atleta de karatê. Com o passar dos anos estava sem motivação para fazer atividade física. Foi aí que decidi juntar o útil ao agradável. Convidei e ele aceitou! Agora, nosso objetivo será a perda de peso e melhorar a qualidade de vida dele. Se ele treina, eu treino minha experiência".

Os coordenadores enfatizam a importância desses programas acadêmicos que envolvem a comunidade. "Através do projeto de extensão nosso objetivo é abrir as portas da instituição e criar relação de integração com a população em geral. O ‘Se você treina, eu treino" não só está moldando a próxima geração de profissionais de saúde e fitness, mas também fazendo diferença na vida das pessoas, reforçando o compromisso da Unifipa com a excelência acadêmica e o serviço à comunidade.”

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Cidade tem três óbitos por dengue em análise, incluindo jovem de 21 anos
Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Catanduva e região devem receber 17 mil doses de vacina contra dengue
Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Governo alerta sobre a importância da vacinação contra a febre amarela