Com o objetivo de capacitar os colaboradores enfermeiros e coordenadores para a execução com técnica correta da passagem do cateterismo vesical e cuidados com o dispositivo, o Hospital Padre Albino realizou treinamento ao longo de mais de 10 dias, em fevereiro.
Os colaboradores, submetidos à todas as normas de segurança, receberam treinamento teórico/prático do manejo e técnica da sondagem vesical de demora e alivio através da enfermeira Ana Lúcia dos Santos, do Núcleo de Educação Permanente.
“A enfermagem desempenha papel de extrema importância no controle de processos infecciosos relacionados à assistência à saúde (IRAS), uma vez que a mesma atua diretamente na colocação do cateter vesical, bem como nos seus cuidados e manutenção”, explica Ana Lúcia.
Para ela, pode-se dizer que a partir do momento em que os profissionais adotam medidas para segurança dos pacientes, essa ação contribui significativamente para a diminuição das taxas de infecção do trato urinário e outros eventos adversos relacionados ao catecismo vesical.
“Desta forma é primordial o treinamento para que se preste cuidado seguro e de qualidade, visando medidas preventivas e a segurança do paciente”, conclui Ana Lúcia.
Autor