
Completaram um ano de operação os dois primeiros pórticos dos pedágios eletrônicos conhecidos como Free Flow em São Paulo. Eles estão instalados nas rodovias Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis, e Carlos Tonanni (SP-333), em Jaboticabal. O balanço do período aponta resultados expressivos em sustentabilidade, segurança viária e comodidade para os usuários.
De acordo com a concessionária Ecovias Noroeste Paulista, em um ano, mais de 4,3 milhões de veículos passaram pelos pórticos, gerando economia superior a 65 mil horas de viagem para motoristas e transportadores. “A fluidez proporcionada pelo modelo trouxe impacto direto na redução de emissões: 62% a menos de CO₂ em comparação às praças físicas tradicionais, o que equivale a quase 1.000 toneladas de poluentes que deixaram de ser jogados na atmosfera”, diz.
Outro destaque é o índice de adimplência de 97%, reflexo de campanha educativa conduzida pela concessionária. A iniciativa ajudou a disseminar informações sobre o sistema e garantiu que os usuários compreendessem com clareza as formas de pagamento disponíveis. Atualmente, 84% optam pelo TAG eletrônico e 16% utilizam outros meios como cartão e pix.
O sucesso dos primeiros pórticos abriu caminho para a expansão do sistema. Até o fim de 2025, a concessionária colocará em operação mais dois equipamentos na rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326): Km 307, em Dobrada, com previsão de início em novembro; e Km 357, em Taiúva, previsto para dezembro. Os projetos estão concluídos e a instalação está em andamento.
PIONEIRISMO
A Ecovias Noroeste Paulista é a primeira concessionária do Estado de São Paulo a implantar os pórticos com cobrança automática. Já consolidado em diversos países, o modelo desponta como tendência mundial e deve se firmar, nos próximos anos, como padrão nas rodovias concedidas do Brasil, substituindo gradativamente as praças físicas por pórticos inteligentes.
Autor
