Podólogo orienta cuidado com os pés para evitar infecções no clima frio
Rodnei Gonçalves indica quais precauções podem ser tomadas, como evitar banhos com água quente, secar bem entre os dedos e focar hidratação
Crédito: Divulgação - Rodnei, além de técnico em enfermagem há mais de uma década, é podólogo há 2 anos
Por Stella Vicente | 16 de agosto, 2023

O cuidado com os pés deve existir a todo o momento, seja no verão, no outono ou na primavera, mas durante o inverno essa atenção deve ser redobrada. Isto porque é uma época em que as pessoas passam mais tempo com os pés dentro de sapatos fechados, podendo ocasionar, ainda mais, o surgimento das micoses e dos fungos.

Rodnei Gonçalves, técnico em enfermagem há mais de uma década e podólogo há 2 anos, com formação pelo Senac, explica que isso ocorre porque as pessoas tendem a não trocar de sapatos e os fungos e micoses adoram esse ambiente escuro e úmido, visto que se transpira muito mais.

“Além de surgir também as unhas encravadas, os calos e joanetes, tudo isso tende a aumentar, porque se fica mais tempo de sapato, um sapato mais apertado. O cuidado no inverno tem que ser redobrado. Fazer hidratação correta, com hidratante certo para os pés, também é de extrema importância, facilita o trabalho da pessoa e depois do podólogo e ele não sofre tanto com rachaduras indesejadas”, orienta.

O profissional ainda indica outras precauções que podem ser tomadas: água muito quente não faz bem para os pés, porque tende a retirar os nutrientes e a hidratação deve ser reposta depois; secar bem entre os dedos com papel toalha; trocar as meias todos os dias, de preferência que sejam feitas de algodão e não de nylon.

Ele ainda destaca que, sim, há riscos e consequências caso estes cuidados não sejam devidamente tomados, como é o caso de infecções.

“Nosso pé é a nossa base, é o que nos carrega e nos leva para frente, então temos que tomar muito cuidado com ele. Dentre as infecções que tem, há o calo com núcleo, tem a verruga plantar, que é o famoso ‘olho de peixe’, infecções virais, que se você não cuidar pode levar a perigos mais sérios. Há quem mude toda a ‘pisada’ por causa de uma unha encravada, sendo que, às vezes, a podologia pode resolver com uma ou duas sessões, no máximo, esse problema”, revela Rodnei.

PROCURANDO AJUDA

Apesar de hoje a informação ser disseminada muito facilmente por conta da internet, o que torna possível descobrir de forma simplificada qual é a doença, Rodnei destaca que os instrumentais da podologia são voltados a uma parte mais clínica. Logo, a especialidade pode ajudar de muitas formas, tanto diante uma pisada inadequada que a pessoa tem e consegue identificar, como solucionar calos, unha encravada, sendo possível até mexer na curvatura de uma unha.

“A podologia também consegue oferecer vários cuidados que antes era só o enfermeiro que fazia, eu também sou técnico de enfermagem, mas eu falo que a podologia realmente salva vidas. A gente trabalha com um laser que é de baixa potência, onde conseguimos fazer a cicatrização desse tecido. Aparelhos que a podologia traz para inovar de verdade, para de fato mostrar que a podologia também tem espaço. Depois que a pessoa descobre o que é podologia, ela nunca mais quer ficar sem”, garante.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade