Pelo 4º ano seguido, Laboratório de Solo da AFCRC recebe nota A
Análise de solo é o recurso mais importante para saber o estado nutricional e o grau de fertilidade de determinada área
Foto: Divulgação - Nadia Gomieri, presidente da AFCRC, ao lado da equipe do Laboratório de Solo
Por Da Reportagem Local | 27 de fevereiro, 2025

Pelo quarto ano consecutivo, o Laboratório de Solo da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva recebeu a nota máxima “A” no Programa de Ensaio de Proficiência do Instituto Agronômico (IAC), órgão ligado ao governo estadual. Com o reconhecimento, o laboratório da AFCRC segue como referência na região tanto no setor público quanto no privado.

O laboratório obteve o primeiro lugar em granulometria e segundo lugar em macro e micronutrientes, atingindo 100% de excelência. 

A análise do solo permite não apenas orientar as práticas de adubação e calagem, mas também monitorar a disponibilidade de nutrientes ou a presença de elementos tóxicos em excesso, que possam causar danos às plantas e ao ambiente.

A avaliação feita pelo IAC é uma forma de comprovar que as análises realizadas nos laboratórios são confiáveis e que irão, de fato, trazer benefícios para os produtores rurais.

A eficiência é comprovada também em números. Somente em 2024, o laboratório da AFCRC realizou 6012 análises de macronutrientes, 3.191 de micronutrientes e 1.197 de textura.

De acordo com Nadia Gomieri, presidente da Associação, os fornecedores de cana-de-açúcar associados recebem um diagnóstico completo de como encontra-se a área a ser cultivada, com foco na economia de insumos e com a possibilidade de escolha da variedade correta para o ambiente de produção, elevando também o nível produtivo.

“O laboratório vem mantendo a excelente nota em macronutrientes e micronutrientes ( zinco, boro, manganês, ferro e cobre) e granulometria (parte física do solo: areia, argila silte)”, afirma.

De acordo com o IAC, para concorrer aos "selos de qualidade", os laboratórios devem efetuar todas as determinações do conjunto analítico dos quais planejam participar, além de analisar número mínimo de 20 amostras durante o ano, correspondente a 80% das amostras distribuídas.

O laboratório de solo da AFRC faz parte dos 8% de laboratórios de associações ou cooperativas analisados pelo IAC. A maior fatia dos participantes são laboratórios independentes (49%).

Instalado há mais de 30 anos em Catanduva, o laboratório pode ser utilizado inclusive por fornecedores não associados. Para solicitar o serviço, é necessário entrar em contato com o Laboratório da AFCRC pessoalmente ou pelos telefones 17 3524-9423 e 17 99772-1084.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2025
19% dos pacientes faltaram a consultas ou exames em abril
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2025
Festival de Dança bate recorde de participação com quase 70 grupos
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2025
Direito da Unifipa promove palestra sobre Usucapião Extrajudicial