O curso de Pedagogia da Unifipa promoveu a palestra “O ensino estruturado para crianças autistas: a importância do manejo comportamental e uso de adaptações para o aprender eficiente”, ministrada por Maria Elisa Granchi Fonseca, na última terça-feira, 29, no Campus Sede.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Silvia Azarite Salomão, destacou a relevante participação da palestrante e a importância do tema para alunos e profissionais da área da educação. Para ela, a temática constitui-se em um dos desafios para os profissionais da educação, para as escolas e demais instituições educativas na sociedade atual.
“Nos últimos anos muito se tem falado em inclusão, abarcando pesquisadores, educadores, profissionais da saúde, pais e comunidade em geral. As políticas públicas educacionais ultrapassam os muros escolares, tornando-se preceitos legais a serem implementados por todos os envolvidos nesse processo de garantia de direitos a todos as pessoas com deficiência. É nesse contexto que espaços como este se propõem ao debate acerca da inclusão e, especialmente, à temática do Transtorno do Espectro Autista”, ressaltou.
A palestrante, referência no tema, abordou ensinamentos sobre o manejo comportamental e o uso de adaptações para a população autista para mais de 200 pessoas, entre elas, egressos dos cursos de Pedagogia, Educação Física e Biomedicina; alunos do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Pedagogia Unifipa; representantes e profissionais das Apaes de Cajobi, Catanduva e Novo Horizonte, e da área da educação de vários municípios da região.
Participaram, ainda, o Grupo de Mães TEApoio, projeto Corujas do Bem, Associação Butterfly de Vista Alegre do Alto, e a Santa Casa de Santa Adélia.
A palestrante, Maria Elisa Granchi Fonseca, é psicóloga graduada pela PUC Campinas, Mestre em Educação Especial pela Ufscar, Analista do Comportamento pelo Instituto Lahmiei da Ufscar e possui formação no modelo Teacch pela Universidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos.
Autor