
No Projeto Fanfarra, da Prefeitura de Palmares Paulista, a música vai além das notas — ela toca o coração, resgata a autoestima e transforma realidades. Com o trabalho conduzido pelos professores Jeremyh Alves e Luiz Augusto Timóteo Alarcão, nasceu a primeira fanfarra inclusiva da região. A proposta tem promovido a formação cidadã das novas gerações.
“A Fanfarra Municipal voltou com força total e já está mudando vidas. Depoimentos emocionantes de pais e avós mostram que, mais do que aprender um instrumento, nossas crianças estão descobrindo confiança, disciplina, concentração e, principalmente, a alegria”, celebra o prefeito Lucas Assumção, que tem investido e apoiado o projeto.
Atualmente, 80 crianças de 8 a 12 anos fazem parte da fanfarra e aprendem a tocar caixa, atabaque, surdo, meia lua, carrilhão, lira e pratos. As atividades são realizadas no contraturno escolar no Centro Educacional e Cultural Carmen Ruette de Oliveira, que possui acessibilidade.
As matrículas são feitas no início do ano letivo, no local onde ocorrem as aulas, mas famílias que tenham interesse podem procurar pela coordenadora do projeto, Daniela Maneguelo, pelo professor Jeremyh ou pela secretária municipal de Educação, Maressa Biagi.
Em vídeo nas redes sociais, mães de alunos confirmam os benefícios proporcionados aos seus filhos. “É um projeto que ele ama participar, ele levanta já empolgado porque ele vai para a fanfarra; depois que ele entrou para o projeto, ele é outra criança”, diz uma das mães. “Hoje melhorou a autoestima dela, o convívio com as outras crianças”, comemora outra.
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