Pacientes faltosos do AME terão alta ‘forçada’ a partir de sexta-feira
Medida é considerada essencial para reduzir o absenteísmo, que prejudica a fila de espera
Foto: Divulgação/FPA - AME possui 22 especialidades e realiza média de 4.251 consultas por mês
Por Da Reportagem Local | 30 de outubro, 2024

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Catanduva adotará a alta administrativa, a partir de sexta-feira, dia 1º de novembro, como forma de combate ao absenteísmo nas consultas, exames e procedimentos agendados. De acordo com a regra, pacientes que faltarem três vezes consecutivas terão seu atendimento suspenso, antes do término do tratamento.

O paciente que não colaborar e receber a alta administrativa precisará procurar a unidade de saúde de referência para reativar o acompanhamento médico e, em seguida, realizar novo agendamento no AME Catanduva. A expectativa é de que essa medida ajude a otimizar o uso dos recursos e garanta que os atendimentos sejam realizados de forma mais eficiente.

Segundo a gerente administrativa do AME, Karulini Polo, a implementação dessa iniciativa é essencial para a redução do absenteísmo, que gera impactos negativos na fila de espera e na qualidade do atendimento oferecido pela unidade. "Muitos pacientes aguardam por consultas e exames, enquanto outros não comparecem sem aviso prévio”, lamenta a gestora.

O AME possui 22 especialidades médicas e não médicas, com média de 4.251 consultas por mês. Em 2023, foram registradas 900 faltas por mês.  A intenção é que a alta administrativa ajude a conscientizar sobre a importância de comparecer à consulta agendada ou, caso não seja possível, informar com antecedência, permitindo que outra pessoa seja atendida no horário vago.

Outras ações já são feitas pelo AME para reduzir o absenteísmo. Segundo Karulini Polo, uma delas é o “AME ao próximo”, em que equipe da unidade vai até o município da região a fim de conscientizar sobre o tema. “A gente tem uma interação maior indo in loco. Elas vão, tiram dúvida sobre agendamento, como chegar ao AME. É um projeto que a gente vê um resultado positivo.”

Outra iniciativa é realizada internamente. “Quando o paciente fica esperando para ser atendido, a gente faz essa conscientização nas recepções. A gente passa o número do AME para que eles possam ligar e desmarcar, e assim a gente tem possibilidade de colocar outro paciente na fila.” e a gente está dando oportunidade para que esse paciente seja atendido”.

Karulini reforça que caso a pessoa não possa comparecer à consulta ou procedimento agendado, é só avisar com antecedência. Assim, outro paciente poderá ser colocado no horário, fazendo com que tudo flua melhor na unidade. O telefone do AME é 17 3311-1199.

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Da Reportagem Local
Redação de O Regional

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