Pela primeira vez nos corredores do Hospital Padre Albino na manhã de 22 de dezembro, Sofia, cachorrinha que integra o projeto "Cãoterapia" da Fundação Padre Albino (FPA) fez visita especial para os pacientes e colaboradores da instituição. A cãoterapeuta também fez sua terceira visita ao Hospital Emílio Carlos (HEC) na última quinta-feira, dia 21.
O projeto "Cãoterapia" foi implantado no final de 2021 e tem como propósito utilizar a Terapia Assistida por Animais (TAA) como ferramenta para promover estímulos positivos no desenvolvimento da saúde física, social e emocional dos pacientes. Os cães envolvidos no projeto passam por treinamento específico e mantêm suas vacinas rigorosamente atualizadas, o que garante ambiente seguro para interações.
As visitas mensais do projeto "Cãoterapia" são coordenadas pelo Comitê Amigo da Pessoa Idosa do Hospital Emílio Carlos, pelo Grupo de Trabalho e Humanização e pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Fundação Padre Albino. A responsabilidade pela segurança e bem-estar do animal durante as visitas é de Ana Laura Flores, coordenadora de enfermagem do HEC e tutora de Sofia.
Ana Laura compartilhou os cuidados prévios necessários para garantir uma visita segura e benéfica. "Faço a entrega da carteira de vacinação, declaração e o atestado médico para que a visita seja segura, garantindo a saúde dos pacientes e também do animal", afirmou ela. A coordenadora enfatiza que, além dos inegáveis benefícios para a saúde emocional, a terapia busca criar laços entre os pacientes e os animais de maneira positiva ao processo de recuperação.
Autor