Pacientes dos hospitais da Fundação recebem visita da cãoterapeuta Sofia
Cachorrinha que integra o projeto "Cãoterapia" fez a alegria de pacientes e colaboradores e foi pela terceira vez ao Hospital Emílio Carlos
Crédito: Comunicação/FPA - Projeto "Cãoterapia" foi implantado pela Fundação Padre Albino no final de 2021
Por Da Reportagem Local | 28 de dezembro, 2023

Pela primeira vez nos corredores do Hospital Padre Albino na manhã de 22 de dezembro, Sofia, cachorrinha que integra o projeto "Cãoterapia" da Fundação Padre Albino (FPA) fez visita especial para os pacientes e colaboradores da instituição. A cãoterapeuta também fez sua terceira visita ao Hospital Emílio Carlos (HEC) na última quinta-feira, dia 21.

O projeto "Cãoterapia" foi implantado no final de 2021 e tem como propósito utilizar a Terapia Assistida por Animais (TAA) como ferramenta para promover estímulos positivos no desenvolvimento da saúde física, social e emocional dos pacientes. Os cães envolvidos no projeto passam por treinamento específico e mantêm suas vacinas rigorosamente atualizadas, o que garante ambiente seguro para interações.

As visitas mensais do projeto "Cãoterapia" são coordenadas pelo Comitê Amigo da Pessoa Idosa do Hospital Emílio Carlos, pelo Grupo de Trabalho e Humanização e pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Fundação Padre Albino. A responsabilidade pela segurança e bem-estar do animal durante as visitas é de Ana Laura Flores, coordenadora de enfermagem do HEC e tutora de Sofia.

Ana Laura compartilhou os cuidados prévios necessários para garantir uma visita segura e benéfica. "Faço a entrega da carteira de vacinação, declaração e o atestado médico para que a visita seja segura, garantindo a saúde dos pacientes e também do animal", afirmou ela. A coordenadora enfatiza que, além dos inegáveis benefícios para a saúde emocional, a terapia busca criar laços entre os pacientes e os animais de maneira positiva ao processo de recuperação.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade