Pacientes da rede pública são acompanhados no pós-internação
Trabalho começou no início da pandemia da covid-19, foi intensificado em 2021 e conquistou prêmio em congresso nacional este ano
Fotos: DIVULGAÇÃO - Equipe faz o reconhecimento da família e traça plano de cuidado para ser aplicado após a alta
Por Da Reportagem Local | 23 de julho, 2022
 

A Secretaria de Saúde de Catanduva oferece serviço que visa atendimento a egressos hospitalares, no contexto da alta qualificada. A Emad (Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar) é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta e psicólogo. Juntos, os profissionais fazem todo o planejamento do cuidado que o paciente precisa, antes e após a alta hospitalar. 

O trabalho começou no início da pandemia da covid-19 e foi intensificado em 2021. As atividades da equipe ocorrem em consonância com os hospitais, Padre Albino e Emílio Carlos, e com a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).  

Por meio de informações prestadas por essas unidades e também por visitas da equipe a esses locais, chamadas de "visitas beira-leito", a Emad avalia a complexidade do caso, identifica o paciente que precisa de maior atenção, com acompanhamento mais freqüente e intensificado. Num primeiro momento, a equipe vai até o leito, avalia condição do paciente, faz o reconhecimento da família e traça plano de cuidado para ser aplicado após a alta. 

 “O trabalho tem obtido resultados significativos em relação à qualidade da alta do paciente. A tendência é fortalecer as ações da equipe”, ressalta o secretário de saúde, Rodrigo Neves. 

Ao mesmo tempo, em casos mais leves, o paciente que necessita de acompanhamento uma única vez na semana, acaba recebendo suporte da equipe da Unidade de Saúde do bairro – Atenção Básica, que também acompanha o paciente em domicílio. 

RECONHECIMENTO 

A experiência bem-sucedida da Emad foi apresentada no Congresso Nacional de Secretaria Municipais de Saúde, realizado em Campo Grande, entre os dias 12 e 15 de julho. Por conseqüência, o projeto obteve premiação no eixo de regulação do SUS (Sistema Único de Saúde).  

“Pra nós é uma vitória importante, porque mostra o potencial de Catanduva na área da saúde, para os cerca de 5 mil municípios que estavam ali representados no evento. Ao mesmo tempo, conhecemos trabalhos de excelência para ser aproveitados em nossa gestão”, finaliza o secretário. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Unidades neonatais do Hospital Padre Albino divulgam o Novembro Roxo
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Dia do Não Fumar: 33 mil pessoas morrem por problemas cardiovasculares
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Hospital Emílio Carlos adquire equipamento para auxiliar diagnósticos